“Express Cultura” desta terça-feira, 28/3, traz como destaque duas exposições em Ribeirão Preto

Mostras “Topoescape” e “Baravelli 80” acontecem no Espaço Escada e na Galeria Marcelo Guarnieri, respectivamente

28/03/2023 - Publicado há 1 ano
Exposição Baravelli 80 reconta trajetória do pintor Luiz Paulo Baravelli – Foto: Maurício Froldi
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (28/3) traz como destaque as exposições Topoescape e Baravelli 80. A primeira, de Marcela Novaes e Renata Padovan, tem visitação aberta ao público no Espaço Escada. O objetivo da mostra é ser o diálogo entre a pintura, o desenho, a escultura e a instalação da dupla, que se aproxima de questões como a paisagem, o natural, o construído, o local e o onírico. A abertura ao público acontece das 14h às 17h30. O horário é o mesmo todos os dias, de terça a sexta. O Espaço Escada fica na Rua Campos Salles, 315.

Baravelli 80 celebra os 80 anos do artista Luiz Paulo Baravelli na Galeria Marcelo Guarnieri. Ao todo, são apresentadas 57 obras de Baravelli, cada uma correspondente a um ano de sua carreira. A visitação é gratuita e o horário de funcionamento é das 10 às 18 horas, exceto aos sábados, que é das 10 às 14 horas, e aos domingos, quando o local fica fechado. A exibição vai até 24/4 e a Galeria Marcelo Guarnieri fica na Rua Nélio Guimarães, 1.290, no Alto da Boa Vista.

O Express Cultura desta terça-feira ainda traz a triste notícia sobre a morte do artista plástico japonês Shozo Mishima, aos 97 anos, em Ribeirão Preto, que ocorreu na última segunda-feira (27/3). Natural de Hiroshima, Mishima se mudou com a família para o Brasil com menos de um ano de idade, em 1926, e chegou a Ribeirão em 1948. No município, Shozo se formou em Ciências Jurídicas e Sociais e cursou desenho e pintura com Francisco Amêndola em 1981. Presença constante no Calçadão do Centro, o artista ganhou destaque com suas obras e conquistou um lugar na Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (Alarp). A causa da morte não foi informada.

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto foi escolhido como sede do 3º Polo Regional do Sistema Estadual de Museus para o biênio 2023/2024, o que permite que a cidade seja sede de atividades do Programa Conexões Museus SP. Os objetivos do projeto são formar profissionais, valorizar o acervo e as experiências em museus, além de descentralizar as ações para todo o Estado de São Paulo. No total, 49 museus e 70 municípios fazem parte do polo. Para a escolha do MIS e de outros espaços, foram consideradas a proximidade geográfica de municípios e a quantidade de museus mapeados em cada região.

O Expresso Riso apresenta o espetáculo Senta Que Lá Vem Riso às 20 horas, no Teatro Municipal. Com duração de duas horas, a peça é um jogo de improviso que inclui muita música, brincadeira e, principalmente, a participação da plateia. O evento é livre para todos os públicos. Os ingressos podem ser comprados na portaria ou na sede do Expresso Riso, que fica na Rua José Rosário, 186. Também é possível adquirir as entradas pelo telefone (16) 98236-0579. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

Cinco professores do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realizam uma apresentação gratuita às 20 horas, no Theatro Pedro II. Os artistas são os professores Fernando Corvisier e Fátima Graça Monteiro Corvisier, que se apresentam no piano, além de André Luís Giovanini Micheletti no violoncelo, Gustavo Silveira Costa no violão e Marcos Vinícius Miranda dos Santos no violino – que formam o trio de cordas. No repertório, tangos de Astor Piazzolla e de Ronaldo Miranda, além de peças clássicas de Niccolò Paganini e Edmundo Villani-Côrtes. Apesar da entrada gratuita, os ingressos precisam ser retirados na bilheteria do Theatro Pedro II.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.