Burle Marx e seus paraísos inventados

Nesta edição de sua coluna, Guilherme Wisnik analisa a exposição – ainda em cartaz na cidade – do pintor e paisagista, um dos mais importantes artistas do século 20

 29/10/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Pintor e paisagista dos mais importantes do século 20, Roberto Burle Marx está com exposição, até o final desta semana, na galeria Almeida e Dale. Burle Marx: Paraísos Inventados reúne uma série de pinturas, joias, esculturas, desenhos de projetos, estudos para tapeçarias e fotografias de suas obras, ou seja, uma gama bem ampla da produção do artista. Curador da mostra, Guilherme Wisnik lembra que Burle Marx foi um pioneiro na defesa do meio ambiente, “daí também a sua extrema atualidade nos dias de hoje”.

O colunista exalta que a riqueza da obra do artista está expressa nessa exposição, seja na relação entre pintura e paisagismo, seja no contraste entre exuberância e agressividade presente em seus trabalhos. “Ele faz paisagismos com curvas, ondulantes, ameboides, mas usa espécies muito agudas, eriçadas, difíceis ao toque, como as bromélias, os cactos; então, tem aí uma dualidade na obra do Burle Marx que eu acho muito potente.”

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.