Espetáculo estrelado por artista com Síndrome de Down é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (12/3)

Apresentação acontece às 20h, no Teatro Municipal

 12/03/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Oi, Eu Estou Aqui é o primeiro solo profissional atuado e co-escrito por uma artista com Síndrome de Down – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (12/3) traz como destaque o espetáculo Oi, Eu Estou Aqui, primeiro solo profissional atuado e de coautoria por uma artista com Síndrome de Down. No enredo, Tathi Piancastelli interpreta Ana, uma mulher determinada a enfrentar obstáculos para realizar seus objetivos de vida e conquistar sua independência e autonomia. A atriz é a primeira pessoa com Síndrome de Down na história dos Estados Unidos a receber o visto O-1, de Habilidades Extraordinárias na Arte, e também a primeira a escrever e estrelar uma produção de teatro profissional, a peça Menina dos Meus Olhos. A apresentação é gratuita e acontece às 20h no Teatro Municipal, Via São Bento. A peça vai contar com tradução em libras.

Retorna nesta quarta-feira, 13/3, o projeto Cine Cidadania, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. O projeto visa levar filmes que falam sobre cidadania e direitos humanos a alunos de escolas públicas. A iniciativa tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto. Para essa primeira edição de 2024, será exibido o filme Maurina, O Outono Que Não Acabou, às 9h, seguido de debate. O evento é gratuito e acontece no Anfiteatro da Faculdade de Direito, no campus da USP. 

No Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), é possível visitar a exposição Escreverei em direção ao ar, da artista e professora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Lucília Abrahão, até o dia 27/3. As obras produzidas utilizam técnicas mistas, como giz, aquarela, esferográfica e acrílica. Nelas, a artista cria um diálogo com Um sopro de vida – pulsações, livro póstumo de Clarice Lispector. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O Espaço Cultural do IEA-RP fica localizado no campus da USP, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20.

Falando em exposição, o Espaço Cultura e Extensão Universitária (ECEU) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, recebe o trabalho Paisagens Insólitas, da artista plástica e professora Geciane Porto. São 20 trabalhos que se inspiram no cosmo e nas nebulosas, consideradas o início e o fim da vida dos corpos celestes. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O ECEU fica na Avenida Nove de Julho, 980, no centro da cidade. 

A Casa Belas Artes exibe até esta quarta-feira, 13/3, três filmes que estavam na lista de indicados para melhor filme estrangeiro no Oscar deste ano.  

Às 14h, tem o longa Vidas Passadas. Dirigido por Celine Song, e com classificação indicativa de 12 anos, o drama, conta a história de Nora e Hae Sung, dois amigos de infância que se gostam, mas que acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coréia do Sul e se mudar para a cidade de Toronto. 20 anos depois, quando os dois amigos se reencontram em Nova York, o antigo amor pode reviver.

Às 16h exibe o filme Eu Capitão, produção italiana dirigida por Matteo Garrone. Com classificação indicativa de 16 anos, o enredo acompanha a jornada de dois adolescentes senegaleses, Seydou e Moussa, que deixam Dakar e partem rumo à Europa. A viagem, no entanto, é cheia de desafios desumanos, que expõem os rapazes à crueldades. Baseado na vida de um menino de apenas 15 anos, o filme lança luz sobre a migração africana à Europa e as experiências de várias outras crianças que arriscam suas vidas em busca de uma vida melhor.

A programação encerra, às 19h, com o filme Dias Perfeitos, do diretor Wim Wenders. No longa, acompanhamos a vida de Hirayama, um homem de meia idade, reflexivo, que vive sua vida de forma modesta como zelador e limpando banheiros em Tóquio. Sua vida é revelada ao espectador através da música que ouve, dos livros que lê e das fotos que tira das árvores, uma vez que são suas três paixões. À medida que a vida de Hirayama avança, encontros inesperados começam a surgir revelando um passado sombrio e não tão metódico do zelador. O filme não é recomendado para menores de 12 anos.

A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em Pix e dinheiro. Os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

O Museu da Imagem e Som (MIS) de Ribeirão Preto exibe o clássico do cinema mudo Metrópolis. O filme alemão de 1927 tem direção de Fritz Lang e é considerado um dos filme precursores do expressionismo alemão, movimento artístico pré-Primeira Guerra Mundial, que se caracterizou pela distorção de cenários e personagens e do retorno ao gótico, para expressar a imagem desoladora de como os realizadores viam o mundo. 

O filme tem classificação livre e acontece em um futuro distópico, para ser mais exato o ano de 2026, 100 anos à frente da produção do filme, onde conhecemos Metrópolis, cidade que possui uma divisão entre pobres e ricos. Em meio a um cenário de contraste social, surge uma história de amor. A exibição do filme é gratuita e acontece às 18h30, com entrada gratuita. O MIS fica na Rua Cerqueira César, 371. 

Por fim, o Sesc exibe o filme Propriedade, de 2023. No longa-metragem, Teresa e seu marido viajam para a fazenda da família buscando refúgio da violência urbana, mas lá se deparam com uma revolta dos trabalhadores locais, alarmados pela perda de suas casas. Teresa se tranca em seu carro blindado, incapaz de dar a partida, enquanto os trabalhadores tentam comunicar-se com ela – ou tirá-la à força. O filme é brasileiro, foi dirigido por Daniel Bandeira e tem classificação de 16 anos. A exibição acontece às 19h30, com entrada gratuita. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.