Entrevista com curadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (11/4)

O MAE integra a exposição itinerante “90 Anos: Uma Jornada Imersiva Por Nossos Museus”, que celebra os 90 anos da USP

Publicado: 11/04/2024
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP – Foto: USP Imagens
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quinta-feira (11/4) traz como destaque entrevista com Carla Gibertoni Carneiro, curadora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. O MAE participa da exposição itinerante 90 Anos: Uma Jornada Imersiva Por Nossos Museus, que celebra os 90 anos da USP. A cerimônia de abertura da mostra é nesta sexta-feira (12), às 16h, no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, e se encerra dia 10 de maio. Em seguida, a exposição vai a outros campi da USP, em Pirassununga, Bauru, São Carlos, Piracicaba e Lorena, e depois à capital no início de 2025.

O 22° Recital de Cordas do Curso de Música da USP será nesta quinta-feira, às 19h, no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira. Com entrada gratuita, o concerto, aberto ao público, passa por um repertório diversificado sob a coordenação de alunos do Departamento de Música da USP.

Tem música ao vivo no Vila Dionísio, que recebe a banda Mila – Make It Out Loud para tocar pop e rock moderno, com músicas cantadas só por mulheres. A banda sobe ao palco às 22h30. O Vila Dionísio fica na Rua Eliseu Guilherme, 567. O ingresso pode ser comprado pelo site viladionisio.com.br ou presencialmente e custa R$ 20.

Já no Bar do Chorinho, a apresentação desta quinta-feira é com o grupo Tamanco Malandro. A apresentação será a partir das 19h30 no Bar do Chorinho, que fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo. O couvert artístico é de R$ 10.

O Sesc continua com o chorinho, mas acrescenta baiões, valsas e sambas regionais para o repertório do trio Afinidades. A apresentação é gratuita e conta com 200 lugares disponíveis que serão ocupados por ordem de chegada. O show será às 20h40, no Auditório do Sesc.

No palco principal do Theatro Pedro II, tem show da banda internacional MAGIC!, às 20h, que retorna ao Brasil com novidades, incluindo o lançamento do single Good Feeling About You e seu novo álbum Inner Love Energy. Os ingressos podem ser adquiridos on-line pelo site alphatickets, com valores que variam de R$ 110 a R$ 360.

Também estão à venda os ingressos para o show da banda sueca ABBA, que celebra os 50 anos da música Waterloo. O show será no dia 4 de maio, no Centro de Eventos, no Ribeirão Shopping. Os ingressos já estão disponíveis para venda on-line, no TicketMaster, com valores que variam de R$ 190 a R$ 925.

Dentro da programação da 17° Mostra de Teatro TPC, a peça desta quinta-feira é 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você. A apresentação começa às 20h, no Teatro Municipal, com ingressos que custam R$ 20 a meia entrada e R$ 40 a inteira, que devem ser reservados on-line pelo Whatsapp (16) 3964-5549 ou presencialmente, no Colégio TPC, na Rua Comandante Marcondes Salgado, 731.

A artista Híbrida traz sua performance Caravana dos Fracassos para o Sesc, em um evento grátis, às 20h, no espaço Convivência. O formato da apresentação é em live act, e a temática do show é a transformação de fracassos diários em conquistas futuras. A apresentação tem um limite de 120 lugares que serão ocupados por ordem de chegada.

Nesta sexta-feira (12) e sábado (13), a Fábrica será palco do evento Bora Jogar!, que traz uma imersão, através dos óculos Apple Vision Pro, além de atividades envolvendo realidade virtual e aumentada, jogos de videogame, palestras e workshops. Nos dois dias, o evento começa às 9h e termina às 14h, na Fábrica, Rua Mariana Junqueira, 33. O ingresso é gratuito, mas deve ser reservado com antecedência pelo site do Sympla.

*Estagiária sob supervisão de Rita Stella

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.