Bolsas de iniciação científica para medalhistas das Olimpíadas de Matemática

Candidatos selecionados participarão de atividades avançadas em matemática

27/02/2024 - Publicado há 2 meses
Foto: 123RF

O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), coordenado nacionalmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) está com inscrições abertas para bolsas de iniciação aos alunos matriculados em cursos de graduação e medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e das Escolas Públicas (Obmep) que queiram participar de atividades avançadas em Matemática.

A bolsa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e podem participar alunos com matrícula regular em qualquer área de instituições públicas ou privadas, desde que tenham recebido medalha (ouro, prata ou bronze) na OBMEP e/ou OBM, e estejam em condições de acompanhar as atividades propostas pelo programa.

Aqueles que preencherem os requisitos serão selecionados com base em critérios específicos, incluindo a área de estudo e o número de medalhas recebidas. É vedado acumular a bolsa do PICME com outras do CNPq ou de quaisquer agências nacionais ou internacionais, exceto em casos de auxílio para alunos carentes, ou com outro vínculo empregatício, incluindo estágios.

A Iniciação Científica do PICME tem duração de dois anos, sendo que as bolsas têm vigência de 12 meses e são renovadas de acordo com o desempenho de cada aluno, determinado pelas condições estabelecidas por cada Programa de Pós-Graduação participante. Cada programa conduz o PICME de maneira autônoma, definindo suas atividades e os critérios para a manutenção e renovação das bolsas.

Na USP, o programa é coordenado pelos departamentos de matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) em São Carlos, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e do Instituto de Matemática e Estatística (IME).

As datas de inscrições para alunos matriculados no 1º semestre de 2024 e no 2º semestre de 2024 e mais informações estão neste link ou pelo e-mail: picon@ffclrp.usp.br, com Tiago Picon, coordenador do programa na FFCLRP.

*Estagiário sob supervisão de Rose Talamone