Você tem certeza de que não está sendo vigiado?

A segurança da internet das coisas e a higiene digital são temas cada vez mais relevantes para a proteção do usuário contra invasão de hackers

 21/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 10:32

Logo da Rádio USP

Atualmente não temos tantos computadores ligados em casa, mas no futuro um número cada vez maior de dispositivos poderão estar conectados e, portanto, por um deles a segurança do usuário poderá estar sob ameaça.

Um hacker pode ter dois tipos de interesse: o primeiro é invasão mesmo, para tentar saber a senha do banco ou tentar invadir as câmeras para buscar fotos íntimas da vítima. O outro muito comum é não ter nada com o usuário, mas o poder computacional do aparelho que está em casa. O objetivo dele é criar uma rede chamada botnet, uma grande rede de computadores zumbis como um supercomputador para usá-lo para fins ilegais.

A dica é fazer uma higiene digital periodicamente: reformatar e zerar todas as senhas. Isso pode não impedir a invasão, mas dificulta o trabalho de hackers, minimizando as chances de ser vítima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.