Regras do mercado emperram as micros e pequenas empresas

Micros e pequenas empresas geram riqueza equivalente a 27% do PIB nacional

 17/01/2017 - Publicado há 8 anos

Ouça a entrevista de Carolina Silva Campos ao jornalista Ferraz Junior, da Rádio USP de Ribeirão Preto:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O Brasil tem oito milhões e 900 mil micros e pequenas empresas, volume que representa nada menos do que 99% de todas as empresas do País.

Elas geram riqueza equivalente a 27%  do PIB nacional. São responsáveis por 52%  dos empregos gerados com carteira assinada e pagam 40%  dos salários. Os dados são do Sebrae de 2014, o último levantamento do órgão, com números coletados a partir de 2011.

Esse cenário revela grandeza, mas esconde uma grave realidade. A dinâmica dos negócios para o setor poderia ser melhor, apresentar resultados mais relevantes para as micros, pequenas e médias empresas. Isso só não acontece porque elas estão fadadas a continuar pequenas pelas atuais leis de mercado de negócios, segundo Carolina Silva Campos, mestranda da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.