Acaso é fator importante nas descobertas científicas

Sistema de classificação criado por Ohid Yaqub considera os diferentes tipos de “serendipidade” que orientam investimento em pesquisa

 05/04/2018 - Publicado há 6 anos

Na nova edição de Ciência e Cientistas, o físico Paulo Nussenzveig, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física (IF) da USP, explana sobre a importância do acaso nas grandes descobertas científicas.

“Muitas grandes descobertas científicas foram feitas com enorme contribuição do acaso, da sorte. Existe, inclusive, uma palavra em inglês, muito empregada para descrever descobertas absolutamente fortuitas: serendipity”, conta o professor.

Citando o trabalho de Ohid Yaqub, da Universidade de Sussex, na Grã-Bretanha, o professor descreve um sistema de classificação criado por Yaqub, que considera os diferentes tipos possíveis de “serendipidade” e os mecanismos que levam à sua ocorrência, para estabelecer correlações que possam orientar políticas de investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Ouça mais no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.