Projeto de navio de transporte de minérios ganha prêmio na COP26

De acordo com Claudio Muller, o projeto da embarcação utiliza-se de um sistema de velas que permite o uso de energia eólica, reduzindo custos operacionais, consumo de combustíveis e emissões de gases de efeito estufa

30/11/2021 - Publicado há 3 anos
O Tanque de Provas Numérico envolveu-se com o projeto graças à iniciativa da Vale de empregar equipes de apoio para seus projetos em desenvolvimento e desenvolveu um convênio com a Poli para aprimorar essa tecnologia –  Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Logo da Rádio USP

Projeto do primeiro navio de grande porte para transportes de minério de ferro, utilizando velas rotativas da Vale, recebeu  prêmio em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 – COP26. O projeto conta com a participação da Escola Politécnica (Poli) da USP e o navio é uma das embarcações analisadas pelo Tanque de Provas Numérico (TPN).

“Esse projeto representa um grande avanço”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição Claudio Müller, responsável pelo projeto e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP. O projeto diferencia projetos na área de Engenharia Mecânica, pois é um dos únicos a focar na construção da embarcação. O TPN envolveu-se com o projeto graças à iniciativa da Vale de empregar equipes de apoio para seus projetos em desenvolvimento e desenvolveu um convênio com a Poli para aprimorar essa tecnologia.

O sistema de velas utilizado na construção do navio corresponde a uma tecnologia que visa ao aumento do desempenho energético e na redução da emissão de gases de efeito estufa, como o CO2, utilizando-se da energia eólica para isso. Apesar de não ser uma tecnologia nova, o sistema de velas e instrumentos empregados pelo projeto foram atualizados para garantir uma melhora dos resultados.

Outro benefício que a aplicação dessa técnica traz é a redução dos custos operacionais, por reduzir o consumo de combustível, por exemplo, afetando o preço final dos produtos no mercado internacional. Segundo Müller, um dos desafios do projeto é o armazenamento da energia captada pelas velas. Como se trata de um método que tem o vento como fonte de energia, o seu funcionamento depende das correntes atmosféricas, que variam dependendo da região do mundo ou estação do ano.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.