Estudantes e professores da USP traçaram o perfil empreendedor de 1.964 graduandos e pós-graduandos de todos os institutos. Com um formulário on-line composto de 39 perguntas, divulgado entre agosto de 2015 e junho de 2016, os pesquisadores analisaram que quatro a cada dez declararam que pretendem ser empreendedores. O trabalho foi requisitado pela Agência USP de Inovação (Auspin).
O mestre em Engenharia da Computação da Escola Politécnica, Felipe Massami, participou do estudo e afirma que ainda há uma participação tímida dos universitários na área. Metade dos entrevistados não tem interesse no assunto.
Massami explica que, apesar disso, existe um número considerável de empresas e ações empreendedoras que nasceram de pesquisas da USP, como a startup Weekend. Segundo ele, o desafio é levar o empreendedorismo para unidades sem tradição com o assunto. O levantamento revela baixo engajamento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e de alguns cursos de biológicas, como a Medicina.
Para mudar esse cenário, o especialista defende a criação de mais espaços de debates, onde organizações juntem esforços para propiciar o surgimento de novos negócios. Na USP, destacam-se a Auspin, o Núcleo de Empreendedorismo (NEU) e o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Cietec). O próximo passo da pesquisa é entender com mais detalhes o que os pós-graduandos pensam sobre a área.
O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.
Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.