Os processos de urbanização possuem muitos desafios

Modelo capitalista marcado pelo acúmulo de capital desequilibrou urbanização e trouxe desigualdades

 08/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 04/11/2019 às 13:43
Logo da Rádio USP

Nesta edição do boletim Em dia com o Direito, o tema é a regularização fundiária urbana, uma questão interdisciplinar, pois envolve a problemática das política públicas e o desafio de assegurar a dignidade humana em todas as suas dimensões.

De acordo com David Harvey, o capitalismo alterou substancialmente a urbanização desde a década de 1970, ao passo que o acúmulo de capital e a saúde da macroeconomia se tornaram mais dependentes da urbanização do que eram antes desse período. Assim, torna-se cada vez mais difícil a criação de outras cidades com o objetivo de garantir o direito à moradia e a vida urbana. 

Seguindo esse ponto, é possível analisar que o processo de urbanização e o modelo de desenvolvimento capitalista se desequilibraram, trazendo desigualdades, assimetrias e exclusões, os quais são um grande desafio para o constitucionalismo democrático brasileiro.

O Em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. 

Ouça no link acima a íntegra do boletim Em dia com o Direito.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.