Colunista fala sobre os impactos econômicos da violência no Brasil

Gilson Schwartz comenta números divulgados pelo Atlas da Violência 2019

 12/08/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Desigualdade e baixo IDH explicam a violência no Brasil. O Atlas da Violência 2019, publicado pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -, confirma a relação entre desigualdade econômica, baixo índice de desenvolvimento humano e aumento de violência no País. Os dados sugerem que faltam políticas públicas adequadas.

Os episódios de violência nos Estados Unidos também reforçam a tese de que líderes políticos, com discursos racistas e xenofóbicos, acabam agravando o problema econômico e político. Para o professor Gilson Schwartz, “o fenômeno observado no documento do Ipea está presente no mundo todo e é preciso ampliar a consciência de que, para reduzir a violência, é preciso diminuir a desigualdade e dar atenção ao desenvolvimento humano”.

Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia. 


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.