O papel da Defensoria Pública brasileira

Órgão viabiliza o acesso à Justiça para as pessoas que têm dificuldades financeiras, sociais, culturais e geográficas

 30/10/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Na primeira edição do boletim Em Dia com o Direito, o aluno Eduardo Lins Zorzi fala sobre as competências da Defensoria Pública. A instituição é essencial à função jurisdicional desempenhada pelo Estado e procura dar acesso à Justiça para as pessoas que têm dificuldades financeiras, sociais, culturais e geográficas. A atuação da Defensoria Pública é voltada para a promoção dos direitos humanos e  defesa dos direitos individuais e coletivos.

Os defensores públicos ingressam por concurso público e têm progressão funcional definida em lei. A independência funcional dos defensores públicos garante o fiel desempenho de suas atribuições e a consequente contribuição para a sociedade.

O Em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.  

Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.