O governo norte-americano elevou ao máximo a pressão no Irã

Escalada de conflitos pode resultar numa desaceleração da economia global, comenta Alberto do Amaral Júnior

17/09/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

A coalizão liderada pelo governo da Arábia Saudita no Iêmen afirmou que o armamento utilizado no ataque a instalações da petroleira Aramco foi fabricado no Irã. O regime iraniano nega. A ofensiva, ocorrida no sábado, reduziu o abastecimento de petróleo no mundo e despertou o temor de uma escalada militar entre os Estados Unidos e o Irã. O Jornal da USP no Ar discutiu o assunto com Alberto do Amaral Júnior, professor do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito (FD) da USP.

A Arábia Saudita é o maior exportador mundial de petróleo, além de um membro importante da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O ataque fez a produção de petróleo da Arábia Saudita cair pela metade e elevou os preços do produto em todo o mundo. O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou que seu país não necessita do petróleo ou do gás do Oriente Médio. Trump disse que está disposto a ajudar a Arábia Saudita, mas também declarou que gostaria de “evitar” uma guerra com o regime de Teerã.

“A reação dos Estados Unidos parece ser um tanto quanto dúbia”, comenta Amaral Júnior, e avança: “O governo norte-americano elevou ao máximo a pressão no Irã; mas vale lembrar que um dos defensores de uma intervenção militar no Irã deixou a administração Trump, o diplomata John R. Bolton”. O professor do Departamento de Direito Internacional esclarece que o mesmo vale para o próprio Trump, que alegou estar pronto para uma ação militar no Irã, mas logo retrocedeu, manifestando cautela.

Trata-se de uma crise com bastante incertezas, envolvendo vários agentes como a Rússia, China e Turquia, que já se posicionaram contra qualquer ação militar estadunidense contra o Irã. Na visão de Amaral Júnior, há três cenários possíveis: A não intervenção militar por parte dos EUA, mas sim o endurecimento de embargos e medidas de cunho econômico contra o Irã; uma ação militar isolada, contra alguma instalação específica, e a escalada do conflito, podendo envolver outros países como Rússia e, até mesmo, Israel.

A economia global é dependente do petróleo e qualquer desfecho mais dramático pode impactar negativamente o nível de crescimento mundial, aponta o professor. No Brasil, os impactos podem ir de maiores ganhos com o leilão do Pré-Sal ao aumento do preço da gasolina e, consequentemente, elevação inflacionária.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.