Global Mil Week discute alfabetização midiática

Os pesquisadores brasileiros do campo da educação midiática deverão apresentar 36 painéis, reunindo 136 papers

03/11/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 04/11/2016 as 16:32

20161031_00_milclicksEm parceria com a Unesco, a Escola de Comunicações e Artes da USP está realizando, até o próximo sábado (5/11), a Semana de Alfabetização Midiática e Informacional: Novos Paradigmas para o Diálogo Intercultural. O evento integra a Global Mil (Media Education and Information Literacy) Week, que está em sua quinta edição anual.

A programação chama a atenção para a amplitude de projetos e programas relacionados à difusão de conhecimento e realização em jornalismo, rádio, televisão, cinema e audiovisual em diversas partes do mundo. Em entrevista à repórter Simone Lemos, o reitor da Universidade de São Paulo, professor Marco Antonio Zago, destacou a importância das mídias na educação:

Logo da Rádio USP

Um dos organizadores da Global Mil Week é o professor da Escola de Comunicações e Artes Gilson Schwartz. Ele fez um breve balanço das atividades realizadas na quarta-feira:

Logo da Rádio USP

Como o professor Schwartz ressaltou, durante o evento foi anunciado que a USP  vai integrar uma rede nacional de pesquisa comandada pela Secretaria do Audiovisual. Segundo o secretário de audiovisual, Alfredo Bertini, a ideia é mostrar uma nova realidade do mercado audiovisual:

Logo da Rádio USP

A programação do evento dá destaque para a realização de projetos que contemplam novidades na área da tecnologia digital. Um deles está voltado para o desenvolvimento de um programa de auxílio a dependentes de drogas por meio da Internet. A informação é de Flávia Jungerman, do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP:

Logo da Rádio USP

Também presente ao encontro, o secretário da Educação do Estado de São Paulo enalteceu a importância de ações como a Global Mil Week. Para José Roberto Nalini, é preciso fazer com que a sociedade como um todo se preocupe com a educação:

Logo da Rádio USP

A Global Mil Week acontece como parte das comemorações dos 50 anos da Escola de Comunicações e Artes da USP. Programas de educação formal e informal, curriculares ou extracurriculares são contemplados nas diversas mesas e oficinas que integram o encontro na ECA.