Consolidação da direita conservadora exibe novo cenário para o segundo turno

José Álvaro Moisés analisa os resultados das eleições gerais brasileiras e as forças políticas vencedoras

03/10/2022 - Publicado há 2 anos
A  ascensão da direita conservadora se deu a partir das últimas eleições gerais, em 2018 – Foto: Senado Federal via Wikimedia Commons/CC BY 2.0
Logo da Rádio USP

Neste domingo, (2), mais de 156 milhões de brasileiros estavam aptos a votar para os cargos de Presidência da República, governadores dos Estados, senadores e deputados estaduais e federais. José Álvaro Moisés, professor de Ciência Política e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas da USP, avalia os resultados das apurações eleitorais: “Estamos diante de uma situação nova na política brasileira”.

O avanço da direita conservadora

O primeiro turno das eleições gerais brasileiras evidenciou a “consolidação da onda bolsonarista”. O Partido Liberal (PL), pelo qual concorre à reeleição o presidente da República, Jair Bolsonaro, garantiu a maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado para 2023. “Há a emergência de uma direita e de uma extrema-direita que antes tinha alguma vergonha de se expressar no Brasil e que agora está ocupando muito o seu próprio espaço e, de alguma maneira, marcando a política brasileira com uma nova inflexão”, analisa Moisés.

No Legislativo federal, nomes alinhados às visões da extrema-direita elegeram-se com a identificação de Bolsonaro. Damares Alves (Republicanos), Eduardo Pazuello (PL) e Ricardo Salles (PL) são alguns dos candidatos eleitos que fizeram parte dos Ministérios do presidente e que “tiveram um papel muito negativo na política brasileira, de um ponto de vista da democracia”, afirma o professor.

José Álvaro Moisés – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Para ele, a ascensão da direita conservadora se deu a partir das últimas eleições gerais, em 2018. As crises econômica, de emprego e de renda encerraram “um ciclo político que, em grande parte, estava organizado em termos da contraposição entre o PSDB e o PT”, explica. Moisés comenta que o Partido dos Trabalhadores não deu resposta às críticas na questão da corrupção, um tema central em 2018, “e levou à eleição do presidente Jair Bolsonaro”.

Perspectiva para o segundo turno

Os candidatos à Presidência “vão enfrentar um jogo novo”. O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente vigente, Jair Bolsonaro, enfrentam-se na eleição mais polarizada desde a redemocratização. Sobre a declaração de Lula após a confirmação de segundo turno, o pesquisador adverte: “Eu não estou convencido com a ideia de prorrogação”.

O professor sugere que o candidato do PT será capaz de vencer se dialogar com os eleitores da chamada “terceira via”, liderada por Simone Tebet e Ciro Gomes. Além de ampliar suas alianças, Lula deve “modernizar sua fala”, tendo em vista que ele se apoiou na imagem do passado. “Nesses últimos 20 anos, o Brasil mudou muito. Perdeu o protagonismo internacional, a economia está em frangalhos, a renda média dos brasileiros caiu, o desemprego está alto.”

Por sua vez, o presidente talvez tenha convencido uma parcela dos eleitores nos últimos meses: “Bolsonaro tomou algumas decisões que parecem ter sido desenhadas para enfrentar algumas dessas questões”. Para a reeleição, “ele teria que sair da sua bolha e se comunicar com o Brasil como um todo”, coloca o professor.

Para ele, um dos recados dados pelos eleitores é que os candidatos não foram suficientemente claros nas suas propostas. “É preciso uma comunicação [dos candidatos] que seja capaz de superar os medos dos eleitores em relação às mudanças”, declara Moisés. Por outro lado, ele indica que, no segundo turno, as pessoas devem se renovar e avaliar os erros cometidos na votação.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.