Como os presidenciáveis abordam a questão da prevenção das drogas

João Paulo Lotufo fala sobre o tema, dando ênfase à questão da prevenção e de como é trabalhada no HU

09/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/09/2019 as 9:19

Logo da Rádio USP

O professor João Paulo Lotufo usa sua coluna Doutor Bartô e os Doutores da Saúde desta semana para fazer um breve resumo das propostas defendidas pelos candidatos à Presidencia da República em relação à questão da prevenção das drogas. Jair Bolsonaro se posiciona contra a liberação das drogas, enquanto Fernando Haddad pretende trabalhar na promoção da saúde e na prevenção na educação. No entanto, segundo o Doutor Bartô, nenhum dos candidatos abordou claramente a questão da prevenção.

Ele lembra que a Universidade de São Paulo possui no Hospital Universitário um programa que está sendo levado para a Sociedade Brasileira de Pediatria. Trata-se do Aconselhamento Breve sobre Drogas, com enfoque na saúde, escola, família e, sobretudo,  também na mídia, que às vezes se posiciona a favor da descriminalização das drogas. De acordo com o professor Lotufo, trata-se de um programa efetivo e que merece ser difundido. Acompanhe pelo link acima a íntegra da coluna.