Conheça as principais vacinas e o calendário de imunização

A melhor maneira de se prevenir de diversas doenças é através de vacinas, que devem ser tomadas nos períodos corretos

 10/10/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

A segunda edição do Pílula Farmacêutica continua com informações sobre vacina, desta vez sobre as principais a serem tomadas e o calendário de imunização. A vacina aparece como a melhor maneira de se proteger de muitas doenças. Seres humanos de todas as idades devem estar com as vacinas em dia para se proteger e não transmitir doenças para semelhantes.

A primeira vacina, que é recebida ainda nos primeiros dias de vida, é a BCG, que serve para proteger o bebê da tuberculose. Outra vacina recebida ainda no início da vida é a contra hepatite B. Ambas devem ser reforçadas aos quatro e aos seis meses.

Além dessas, nos primeiros meses, o bebê ainda deve receber as vacinas de difteria, tétano, coqueluche e a tetravalente, que também protegem contra meningite e poliomielite. Na adolescência, algumas vacinas precisam ser reforçadas, como a antitetânica, tomada novamente aos 15 anos. Na terceira idade, a principal é contra a influenza e pneumonia.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.