Colunista comenta polêmica decisão de revista norte-americana

A “New Yorker” convidou e depois desconvidou o ex-assessor de Donald Trump para participar de um evento no próximo mês

 10/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 7:53

Logo da Rádio USP

Causou polêmica a decisão da New Yorker em convidar, e posteriormente desconvidar, o ex-assessor do presidente Donald Trump, Steve Bannon, para um evento que a revista promoverá no início de outubro. “É mais uma dessas situações em que a imprensa agora está metida, por causa da polarização que se verifica nos Estados Unidos, criada  pelo presidente Trump por seus ataques ao jornalismo independente”, diz Carlos Eduardo Lins da Silva. O colunista considera, a princípio, a decisão da revista em retirar o convite a Bannon um absurdo contra o bom jornalismo; por outro lado, acredita que o episódio mostra como a imprensa tem reagido ao se ver ameaçada pelo atual presidente norte-americano. “Creio que a imprensa nunca deveria temer entrevistar seus inimigos.”

Lins da Silva argumenta ainda que a imprensa mais tradicional não deveria se deixar influenciar pelas opiniões em voga nas redes sociais, isso de acordo com os princípios segundo os quais o jornalismo tem de ser plural e ouvir mesmo opiniões divergentes, ou corre o risco  de tornar-se um mero veículo divulgador de propaganda.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.