Clássico de Stanley Kubrick prenuncia avanços da ciência e da tecnologia

O filme, feito há 50 anos, trata de questões tecnológicas, científicas e da evolução da humanidade

 28/05/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Observatório da Inovação de hoje, dia 28 de maio, o professor Glauco Arbix presta uma homenagem ao cineasta, roteirista e produtor Stanley Kubrick, falando sobre os 50 anos do filme 2001 Uma Odisseia no Espaço, mostrando que, mais uma vez, a arte cinematográfica se adianta e oferece caminhos para a ciência, a tecnologia e, mais ainda, ensina a conviver e a fazer um mundo melhor.

Arbix comenta que o filme trata de questões tecnológicas, científicas, da evolução da humanidade e coloca pontos de interrogação com uma estética impecável. “Ele trata do descontrole da tecnologia que escorre pelas mãos das pessoas com uma fineza impressionante”, afirma. E mostra que a inteligência artificial, embora hoje esteja mais avançada do que há 50 anos, ainda não consegue dar conta.

Ouça, no link acima, a íntegra do programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.