Informação e formação para professores e alunos das escolas estaduais de São Paulo

Por Heloísa Albuquerque-Costa, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

 17/10/2024 - Publicado há 2 meses
Heloísa Albuquerque-Costa – Foto: Currículo Lattes
Em dezembro de 2022, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e Secretaria da Educação (Seduc) do estado de São Paulo assinaram um convênio para a realização de ações em dois eixos:

1) Divulgar para os estudantes do ensino médio das escolas da rede pública de ensino do estado de São Paulo informações sobre o ensino superior e sobre a Universidade; sobre a formação profissional que os diversos cursos podem proporcionar; sobre acesso à Universidade, seus programas institucionais de apoio aos estudantes ingressantes e suas políticas de permanência estudantil;
2) Apoiar a formação de professores, por meio da realização de cursos de extensão universitária tendo em vista a importância da reflexão contínua e atualizada sobre os aspectos teórico-metodológicos, que podem orientar as ações de gestores e professores envolvidos no ensino e aprendizagem em geral.

O convênio, coordenado por mim, possibilitou a realização de algumas atividades, em 2023 e 2024, que contaram com a participação direta de representantes da Seduc, da Escola de Formação dos Profissionias da Educação (Efape), da Coordenadoria Pedagógica dos Centros de Línguas do estado de São Paulo (Coped-Cels), dos professores dos Departamentos de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), do Departamento de Letras Modernas (DLM) – do qual faço parte – e do Centro Interdepartamental de Línguas (CIL), todos da FFLCH-USP.

As ações realizadas, até o momento, foram:

1) Levantamento das necessidades temáticas de formação junto aos professores da rede para elaboração de propostas de cursos de extensão em parceria FFLCH-Efape;
2) Curso de extensão Tutoria Acadêmica para Ingressantes da Rede Pública, oferecido CIL-FFLCH-USP e ministrado por mim;
3) Orientação técnica para professores de francês, coordenada pela Coped, com a minha participação, além dos professores Cristina Casadei e Paulo Massaro (DLM), Vera Lúcia Marinelli (Faculdade de Educação da USP) e Hyanna de Medeiros, professora da rede pública;
3) Oficina de redação de vestibular: preparando alunos para a leitura e para a escrita, coordenada pelos professores Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (DLCV-FFLCH), Thiago Jorge Ferreira Santos (Universidade Federal de Santa Catarina) e Urbano Cavalcante Filho (Instituto Federal da Bahia), oferecida pelo CIL-FFLCH-USP.
4) 1º Encontro de Gestores do CEL – Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo, realizado no auditório da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da USP, nos dias 17 e 18 de setembro, que contou com a presença de mais de 200 docentes, coordenadores, diretores, supervisores e dirigentes de ensino do estado de São Paulo, além da presença do sr. José Clóvis de Medeiros Lima, assessor de relações institucionais, representando a direção da FFLCH-USP.

A importância do convênio FFLCH-Seduc e das ações realizadas e em planejamento se dá em um momento no qual a USP concretiza sua política de inclusão e permanência e seu papel social para a construção e difusão de saberes e conhecimentos junto à sociedade. A FFLCH, nos seus 90 anos e através dos cinco cursos de excelência mundial – Filosofia, Letras, História, Geografia e Ciências Sociais –, já atingiu a meta estipulada pela Universidade no ingresso de mais 50% de estudantes oriundos de escolas públicas e PPI, agora a nossa meta é o acompanhamento desses estudantes, através de um banco de dados criado pelo escritório de projetos da FFLCH, para coleta e sistematização dos dados, antes do ingresso, durante a formação e depois, com a conclusão dos bacharelados e licenciaturas. Identificando as necessidades em termos de permanência, de complementação e auxílio para superar as carências formativas, quanto à leitura e escrita acadêmicas, no suporte para os programas de iniciação à pesquisa e, também, para realização dos estágios e da docência para os licenciados.

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