Parceria USP-Unicamp, trabalho leva prêmio de matemática aplicada

Tese orientada por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria recebe o prêmio “Odelar Leite Linhares”

03/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:33

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Odelar Leite Linhares de melhor tese do ano da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) foi para uma tese orientada por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado na USP em São Carlos.

O prêmio foi para o aluno Lucas Eduardo Azevedo Simões, da Unicamp, com orientação da professora Sandra Augusta Santos, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), e co-orientação do professor Elias Helou Neto, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. Ambos são membros do CeMEAI.

O trabalho premiado este ano é denominado Técnicas Amostrais para Otimização Não Suave, e propõe um novo método por amostragem para resolver problemas matemáticos de uma natureza específica, batizado pelos cientistas de “otimização com funções não suaves”.

O professor Odelar Leite Linhares, que dá nome ao prêmio, no primeiro Simpósio Nacional de Cálculo Numérico, em Belo Horizonte (MG), em 1978 – Foto: Museu de Computação do ICMC

Em 2016, outro estudante, Wallace Casaca, orientado pelo professor Luis Gustavo Nonato, do ICMC e do CeMEAI, foi o escolhido. Segundo o próprio CeMEAI, “o prêmio é voltado a trabalhos desenvolvidos por alunos de cursos de graduação e de programas de pós-graduação do Brasil, em qualquer área, com conteúdo significativo em matemática aplicada e computacional, e que tenham sido desenvolvidos em maior parte no Brasil.” A tese desenvolvida por Casaca recebeu o nome de On the Graph Laplacian for Spectral Image Segmentation and Energy Minimization on Graphs.

Pioneiro no desenvolvimento da Ciência da Computação no Estado de São Paulo, Odelar Leite Linhares foi presidente da SBMAC entre 1979 e 1981 e colaborador de sua fundação. Foi docente da USP, Unesp, Unicamp e UFSCAR. É autor ou autor orientador de pelo menos 61 publicações. Faleceu dia 31 de maio de 2004.

CeMEAI

Apoiado pela Fapesp, o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cepid-CeMEAI) tem sede no ICMC da USP, em São Carlos, sendo especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial. As atividades do centro serão realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais.

Mais informações podem ser obtidas através do link ou pelos contatos do CeMEAI no Facebook, Twitter, no e-mail contatocemeai@icmc.usp.br ou no telefone (16) 3373-6609.