Campo das deficiências recebe abordagem multidisciplinar em livro

Publicação reúne artigos de todas as áreas do conhecimento e traz levantamento de docentes que pesquisam o tema

22/06/2017 - Publicado há 7 anos

O Portal de Livros Abertos da USP acaba de lançar mais uma obra: (Re) Conhecendo a USP: contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão no campo das deficiências. A publicação é organizada por Shirley Silva, professora da Faculdade de Educação (FE) da USP e pesquisadora das temáticas das políticas públicas, direitos sociais, educação e pessoas com deficiência, e Luciano Digiampietri, professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, que atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em biologia computacional, bancos de dados e inteligência artificial.

A proposta do livro é traçar um panorama das e dos docentes, das diferentes áreas do conhecimento da Universidade, que têm como foco e temática de suas atividades na graduação, na extensão, na pesquisa e na pós-graduação as questões relativas às pessoas com deficiência, conforme conceito estabelecido na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O levantamento foi realizado por metodologia de busca de dados nos currículos da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e localizou 238 docentes, agrupados em três grupos: os que atuam total, parcial e pontualmente vinculados à temática.

Além da apresentação dos dados desta pesquisa no primeiro capítulo, a obra conta ainda com outros 30 artigos dos docentes que trabalham totalmente com questões relativas às pessoas com deficiência.

Com informações do Sibi