Doutorado em Estatística passa a receber inscrições em fluxo contínuo

Programa é oferecido pela USP, em parceria com a UFSCar, em São Carlos

08/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:33
Prédio do ICMC na USP, em São Carlos – Foto: Divulgação/ICMC

.
O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) está com inscrições abertas para doutorado e doutorado direto. A partir deste ano, o ingresso nessas modalidades será oferecido em fluxo contínuo, permitindo que os candidatos se inscrevam em qualquer época do ano até abril de 2018, quando um novo edital será lançado.

O objetivo é que o ingresso no programa seja mais dinâmico e flexível, além de evitar que um recém-graduado no mestrado fique parado por muito tempo. São oferecidas 25 vagas no doutorado e 20 no doutorado direto.

Resultado de uma parceira entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o PIPGEs foi criado em 2013 e oferece seis linhas de pesquisa: modelos de regressão; análise de sobrevivência; teoria de resposta ao item; probabilidade e processos estocásticos, séries temporais e métodos bayesianos. Os editais completos podem ser acessados no site do ICMC.

“Em poucos anos de funcionamento, o PIPGEs já organiza com sucesso, e, a cada ano, o Programa de Verão em Estatística e o Workshop on probabilistic and statistical methods, que se encontra em sua sexta edição, atrai a atenção de alunos e pesquisadores da área”, explica o professor Pablo Martín Rodríguez, que faz parte da coordenação do Programa no ICMC.

Pós-graduação no ICMC

Além do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística, o ICMC oferece o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Há, ainda, dois mestrados profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (Mecai), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Alexandre Wolf / Assessoria de Comunicação ICMC

Mais informações: (16) 3373.9638, e-mail posgrad@icmc.usp.br