Novos diretores do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) tomam posse no dia 25/11

No próximo dia 25 de novembro (quarta-feira), tomarão posse os novos diretores do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) os professores Maria Cristina Oliveira Bruno (diretora) e Paulo DeBlasis (vice-diretor). A cerimônia de posse terá às 10h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo).

19/11/2015 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 03/06/2022 as 15:54

A cerimônia de posse será às 10h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo).

Maria Cristina Oliveira Bruno é licenciada em História pela Universidade Católica de Santos, com três especializações em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É mestre em História Social / Pré-História e doutora em Arqueologia pela USP. Realizou projetos de pós-doutoramento em instituições do Brasil e do exterior.

Como docente do MAE, onde foi vice-diretora, coordenou as quatro edições do curso de Especialização em Museologia e o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia.

Atua na linha de pesquisa “Teoria e Método da Gestão Patrimonial e dos Processos Museológicos”, ministrando disciplinas e realizando orientações de mestrado. Participa ainda do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Nesse museu, também ministra disciplinas optativas de graduação sobre Museologia, desenvolve pesquisas de comunicação museológica e sobre fundos documentais e, desde 2011, coordena o Laboratório de Pesquisas em Comunicação Museológica.

Paulo DeBlasis possui graduação em História, Mestrado em Antropologia Social, Doutorado em Arqueologia e Livre-docência em Arqueologia, todos pela USP. É arqueólogo e, desde 1987, é professor associado de Arqueologia e História Pré-Colonial do Brasil no MAE.

Além das atividades associadas a pesquisa arqueológica, curadoria de acervo e prestação de serviços à comunidade, ministra regularmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária. Suas áreas preferenciais de atuação são sambaquis (shellmounds), caçadores-coletores e arte rupestre.