Alunos da FMRP, Esalq, FO e FMVZ podem avaliar as disciplinas de seus cursos

A pesquisa tem caráter experimental e deverá ser estendida para toda a Universidade no segundo semestre.

05/02/2016 - Publicado há 8 anos

Entre os dias 5 de fevereiro e 31 de março, os alunos dos cursos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Faculdade de Odontologia (FO) e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) podem realizar a avaliação das disciplinas cursadas no segundo semestre de 2015.

O questionário está disponível no sistema Júpiter e consiste de questões de múltipla escolha, que o aluno pode responder em várias etapas. São três questões sobre os aspectos gerais do curso e sete questões específicas para cada disciplina. As questões avaliam a relevância da disciplina na estrutura geral do curso, o desempenho do professor, a infraestrutura e o envolvimento do próprio aluno.

A avaliação tem caráter experimental e deve servir para a Pró-Reitoria de Graduação definir os critérios para a implantação de um processo de avaliação para todos os cursos de Graduação da Universidade. O pró-reitor Antonio Carlos Hernandes explica que “a meta é que, pelo menos, 50% dos alunos das quatro Unidades envolvidas respondam à avaliação. Se tudo correr como o esperado, em julho, o questionário deverá ser aplicado a todos os cursos. Ninguém melhor do que os alunos para avaliar como está sendo o seu processo de formação”.

O objetivo da pesquisa é fornecer dados para que as Unidades possam identificar os desafios e gargalos de seus cursos, discutir os problemas e implantar melhorias. Segundo Hernandes, essa é mais uma ação que visa à modernização dos cursos, garantindo a qualidade da formação dos estudantes.