Em janeiro, Giro Cultural promove passeios aos museus da USP

Os passeios do Giro Cultural abertos ao público para o mês de janeiro já estão acontecendo. Os passeios são gratuitos e incluem visitas à Tenda Cultural e à Biblioteca Brasiliana.

15/01/2014 - Publicado há 10 anos

Gratuitos, passeios comemoram o 80º aniversário da Universidade e incluem visitas à Tenda Cultural e à Biblioteca Brasiliana

Os passeios do Giro Cultural para o mês de janeiro já estão acontecendo. Nos dias 17 e 31, das 14h às 16h, serão realizados os passeios do roteiro “Acervo Cultural”; nos dias 18 e 27, das 10h às 11h30, é a vez dos passeios de “Vista Panorâmica”; e no dia 28, das 14h às 16h, acontece o passeio do roteiro “Científico”.

Os passeios são gratuitos e têm entre 1h30 e 2h de duração. São oferecidos três roteiros: o Vista Panorâmica, o Acervo Cultural e o Científico

O passeio é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar, basta enviar um e-mail para girocultural@usp.br . O agendamento de grupos pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190.

Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o Programa tem o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e científico da Universidade. O passeio é realizado em ônibus da Universidade, com saída e chegada no Centro de Informações da Cidade Universitária. Uma equipe de mediadores, formada por alunos da USP, acompanha todo o percurso, fornecendo informações aos participantes.

O roteiro Vista Panorâmica percorre toda a extensão do campus da capital. Nesse passeio, os visitantes podem conhecer a história da USP, além de receber informações sobre cada uma das escolas, faculdades, institutos e museus ali localizados, bem como sobre o seu patrimônio cultural. Destaque para as obras da artista Tomie Ohtake e para a Praça do Relógio, “cartão postal” do campus da zona oeste. Já o “Acervo Cultural” apresenta os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP nessa área, que inclui exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias. O roteiro tem pontos de parada na nova Tenda Cultural Ortega y Gasset, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no Museu do Brinquedo e no Paço das Artes. Na Brasiliana, os participantes são apresentados à história do casal que dá nome à biblioteca e à sua coleção de obras literárias raras sobre o Brasil. Já na Tenda, conhecerão o novo espaço de cultura, com arquitetura diferenciada e integrada à Praça do Relógio. Em funcionamento desde novembro, o equipamento de cultura já recebeu grandes nomes, como Roberta Sá e a Bienal Internacional de Teatro.

O roteiro “Científico” apresenta a USP pela ótica da ciência, tecnologia e pesquisa, mas de forma lúdica, didática e acessível ao público. Os participantes são apresentados a projetos de pesquisa nos quais a Universidade está envolvida, como o Projeto Genoma e uma esfera de projeção criada pela Nasa. O roteiro tem pontos de parada no Museu de Anatomia Veterinária, no Museu Oceanográfico, no Museu de Anatomia Veterinária e no Show da Física. É o roteiro mais procurado por jovens estudantes de ensino fundamental e médio.

Mais informações na página da PRCEU, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail girocultural@usp.br .

(Com informações do Serviço de Produção Editorial da PRCEU / Foto: Cecília Bastos)