Universidade promove a primeira Virada Científica de São Paulo

A Virada Científica será realizada entre os dias 11 e 12 de outubro, no fim de semana do Dia das Crianças, e traz dezenas de atividades para a adultos e crianças aprenderem ciência brincando.

02/10/2014 - Publicado há 9 anos

Evento acontece entre os dias 11 e 12 de outubro, no fim de semana do Dia das Crianças, e traz dezenas de atividades para a criançada aprender ciência brincando

Simulação de terremoto, visita ao interior de uma célula humana gigante, shows de física, química e de matemática, workshop de criação de jogos de tabuleiro, palestras, caminhada monitorada, futebol de robôs e observação noturna do céu. Essas são algumas das atividades que serão realizadas na primeira edição da “Virada Científica”, promovida pela USP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O evento terá 24 horas de duração, com início às 8h do dia 11 de outubro. A entrada é franca e não há restrição de idade e público.

Uma das atrações da Virada Científica é o Show de Física, que permite ao público contextualizar, ampliar e estimular o seu perfil científico

Serão realizadas mais de 60 atividades, entre oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário – boa parte delas voltadas às crianças. As atividades ocorrerão na Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), na Faculdade de Medicina (Zona Oeste), na Casa de Dona Yayá (Centro) e no Parque CienTec (Zona Sul). Além do campus da capital, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) e o Engenho dos Erasmos também realizarão atividades da Virada Científica.

Seis museus da USP estarão abertos ao público com entrada franca: Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu Republicano “Convenção de Itu”, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico e Museu de Geociências.

“A Virada Científica será importante para estabelecer uma conexão mais estreita com a sociedade, já que nossa produção científica é feita para ela. Além disso, ajudará a construir ações educativas no campo da ciência com potencial para estimular vocações nessa área”, afirma Maria Arminda do Nascimento Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP – órgão responsável pela coordenação geral do evento. A concepção e organização são dos professores Mikiya Muramatsu e Vera Bohomoletz Henriques, do Instituto de Física da USP.

A expectativa de público é de 10 mil participantes. Dentro da Cidade Universitária, serão disponibilizados ônibus para facilitar o deslocamento dos participantes. Parte dos restaurantes estará em funcionamento no dia do evento. A programação completa pode ser conferida na página do evento.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária)