Exposição revela detalhes da organização social de Machu Picchu

Martin Chambi foi um dos pioneiros a fotografar a cidade dos incas. Suas imagens estão no Salão Caramelo da FAU

 10/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 9:44
Por
Uma das fotos em exposição na FAU – Foto: Reprodução

.

A aventura pioneira do fotógrafo peruano Martin Chambi para registrar, em 1920, a infinitude de Machu Picchu, está sendo apresentada na exposição Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas, no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. As fotos, embora tenham sido impressas em cartazes com o objetivo de ser itinerantes, evidenciam a sensibilidade de Chambi, que procurou divulgar a natureza do Peru e a gente simples da sua terra natal Coaza, província de Carabaya, norte do lago Titicaca. Também documentou diversas cidades, mostrando o cotidiano dos indígenas e da população em geral.

A cidade dos incas nas imagens de Martin Chambi – Foto: Reprodução via Cecília Bastos/USP Imagens

.
Nesta exposição, oferecida à FAU pelo Consulado do Peru, o foco é apresentar o trabalho de Chambi documentando uma das sete maravilhas do mundo. “A mostra apresenta detalhes da cidade de Machu Picchu. É um exemplo de organização social, produtiva, administrativa e religiosa dos incas. Interessante também observar, sob as lentes do fotógrafo, o planejamento urbano e controle territorial”, observa o cônsul geral adjunto do Peru, Fernando Alvarez.

Chambi documentou a organização social entre as montanhas – Foto: Reprodução via Cecília Bastos/USP Imagens

.

O poeta da luz

Martin Chambi nasceu no dia 5 de novembro de 1891 em uma família indígena. O pai trabalhava nas minas de ouro da província de Carabaya. Foi nos arredores, na mina de Santo Domingo, que aprendeu as primeiras noções de fotografia com um engenheiro inglês que trabalhava nas minas. Ficou tão impressionado que decidiu ser fotógrafo.

Martin Chambi foi em busca da luz de sua aldeia – Foto: Reprodução via Cecília Bastos/USP Imagens

Em 1908, foi para Arequipa, aprender o ofício. Durante nove anos, trabalhou como aprendiz de Max T. Vargas e depois montou o seu próprio estúdio em Sicuani. Em 1923, abriu em Cuzco um novo ateliê de fotografia. As viagens pelo Andes resultaram em fotos que impressionavam pela proximidade com a pintura.

E também pelos retratos valorizando a luz natural e a composição das paisagens, buscando destacar a dimensão e a vastidão dos Andes.

Chambi passou a ser conhecido como o poeta da luz e também por dar voz aos andinos. Justificava: “Meu povo fala nas minhas fotografias”. Morreu em 1973 e suas fotos, cerca de 14 mil placas, foram catalogadas pelo antropólogo e fotógrafo norte-americano Edward Ranney. Ele conheceu o trabalho de Chambi quando ele tinha 73 anos. Ficou impressionado com o material e resolveu divulgar o trabalho do peruano nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Suas fotos integram o acervo do MoMA de Nova York e também coleções particulares do fotógrafo peruano Mario Testino e do brasileiro Sebastião Salgado.

 

 

O neto Teo Allain Chambi segue os passos do avô – Foto: Reprodução – Cecília Bastos/USP Imagens

 

Teo Chambi: os mesmos ângulos registrados nas fotos pioneiras – Foto: Reprodução via Cecília Bastos/USP Imagens


.
Legado precioso nas mãos do neto fotógrafo

Os passos de Martin Chambi na arte da fotografia são seguidos pelo neto Teo Allain Chambi. Na exposição da FAU, estão as fotos recentes de Machu Picchu. O neto procurou mostrar os mesmos ângulos das fotos do avô, porém com as cores traduzidas dos tons das imagens originais.

Além de fotógrafo, Teo é responsável pela preservação do arquivo de Martin Chambi. Um acervo que reúne toda a sua produção de 1917 a 1970.

“Junto com a minha esposa, temos escaneado as placas e já digitalizamos 9.800 imagens, que são apenas um terço de tudo o que temos”, observa Teo Chambi.

Machu Picchu  nas imagens de Martin Chambi e Teo Allain Chambi – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

Exposição Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas até o dia 31 de maio. Local: Salão Caramelo da FAU/USP – Rua do Lago 876, entrada franca.

Imagem: Divulgação/FAU-USP Clique na imagem para ver em tamanho original

.


Edição de arte: Caio de Benedetto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.