Festival Literário de Inverno é destaque no “Express Cultura” desta quarta-feira (3/7)

O evento traz programação voltada para a produção artística e literária, com artistas e escritores de Ribeirão Preto e região

 Publicado: 03/07/2024
Por
Hoje tem Festival Literário de Inverno na Biblioteca Sinhá Junqueira – Foto: Freepik

Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (3) traz como destaque a quarta edição do festival literário de inverno na Biblioteca Sinhá Junqueira. O objetivo é trazer o contato com artistas e escritores conectados com a produção artística e literária de Ribeirão Preto e da região. Para isso, às 19h, tem a mesa de discussão Diálogos de dentro: finitude e diversidade e experiências literárias, com Menalton Braff, João Carrascoza, Cris Judar e mediação de Sheila Ozsvath. Cada participante oferece uma visão complexa de experiências literárias. A biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, e o evento é gratuito. Além disso, às 20h, também na biblioteca, tem o show com Onã. O músico é nascido e criado em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, em uma família com raízes profundas no samba, e desde pequeno foi influenciado pelo seu avô materno, também envolvido com a música, conhecido como Viludinho. Nos últimos oito anos, Onã buscou desenvolver suas habilidades artísticas passando pelo trap music e, logo depois, para o rap. O show é aberto ao público e tem entrada gratuita.

No Vila Dionísio tem show de blues com Fred Sunwalk, a partir das 22h. O guitarrista, vocalista e compositor atua nos maiores festivais de blues e jazz do Brasil e faz apresentações internacionais. Os ingressos estão disponíveis no site viladionisio.com.br, já as reservas de mesa podem ser feitas pelo Sympla. Mais informações pelo telefone (16) 3234-9140. O Vila Dionísio está localizado na Rua Eliseu Guilherme, 567, no Jardim Sumaré.

A programação de hoje da oitava edição do Festival do Cinema Italiano da Casa Belas Artes exibe três filmes. O longa O divino Zamora, com direção de Neri Marcorè, acontece às 14h, com classificação indicativa de 12 anos. O filme conta a história de Walter Vismara, de 30 anos, que adora levar uma vida organizada e sem surpresas. Ele trabalha em uma pequena fábrica como contador, mas de um dia para o outro a fábrica fecha e Vismara tem que se adaptar a uma nova empresa futurista. 

Mais tarde, às 16h, será exibido o filme O sequestro do Papa, com classificação indicativa de 14 anos e direção de Marco Bellocchio. O filme de terror traz um olhar rigoroso sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja. A história é de Edgardo Mortara, uma criança judia de seis anos, que em 1858 foi levada da casa de sua família pelas autoridades do papa Pio IX. Edgardo foi batizado em segredo pela sua babá quando ainda era um bebê, fazendo com que ele fosse obrigado a receber uma educação católica.

Fechando a programação da Casa Belas Artes, às 19h, será exibido o filme A última noite de Amore, com classificação indicativa de 16 anos. O longa, com direção de Andrea Di Stefano, conta a história de Franco Amore, tenente da polícia, e sua última noite de trabalho, que considera a mais longa e difícil de toda a sua carreira, devido ao assassinato de seu amigo Dino. De repente, ele questiona tudo, desde seus entes queridos mais próximos até sua própria vida. A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em pix e dinheiro. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério, mais informações pelo telefone 16 99161-4549.

O Sesc traz o espetáculo de teatro Encantado, com a diretora Lia Rodrigues da Companhia de Dança. A apresentação busca o significado da palavra encantado, e questiona sobre como encantar o que cerca os bailarinos e bailarinas, como imagens e paisagens, e transformá-las em corpos e ideias. O espetáculo começa às 20h, no Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos. Os ingressos estão disponíveis on-line pelo site sesc.org.br e na bilheteria do Sesc Ribeirão, na Rua Tibiriçá, 50, o valor é R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada.

Na programação do Festival Nelson Rodrigues tem o espetáculo de teatro Quem matou o diretor?, às 20h, na Arena Porão. A apresentação conta a história de um grupo de teatro que estava ensaiando uma peça e inesperadamente o diretor aparece morto e todos viram suspeitos do assassinato. O espetáculo é gratuito e não é indicado para menores de 14 anos. A Arena Porão fica na Rua 21 de Abril, 375, na Vila Tibério.

No Teatro Minaz tem a Semana de Corais, às 20h, e a apresentação é do Projeto Cantar Serrana, Projeto Cantar Serrana Infantil e do Coral Minaz Juvenil I. O objetivo é divulgar a música coral, por meio de apresentações de corais infantis, juvenis e adultos. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser retirados no site www.minaz.com.br. A iniciativa é do Ministério da Cultura e da Cia. Minaz. O Teatro Minaz fica na Rua Carlos Chagas, 723, no Jardim Paulista.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Mel Vieira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.