USP terá 11 Centros de Pesquisa e Inovação Especiais

Os novos centros fazem parte de um programa da Reitoria para fomento e continuidade das atividades contempladas pelo projeto de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp

Publicado: 28/06/2024
(Da esq. p/ dir.) O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; e o coordenador-geral do evento Fernando de Queiroz Cunha, na abertura do encontro acadêmico "Cepix: Novas Fronteiras de Pesquisa" - Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A USP contará com 11 Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix). O anúncio foi feito durante o Encontro Acadêmico Cepix: Novas Fronteiras de Pesquisa, promovido no dia 27 de junho, no auditório Camargo Guarnieri, no campus da USP em São Paulo.

Os novos centros fazem parte do Programa USP de Incentivo a Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix), lançado pela Reitoria em novembro do ano passado. O projeto é voltado ao fomento e à continuidade das atividades de pesquisa, inovação e difusão anteriormente contempladas pelo projeto de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A criação dos Cepix visa a manter os Cepids que estavam prestes a alcançar o prazo de término estabelecido pela Fapesp. No seminário, os coordenadores e integrantes dos centros tiveram a oportunidade de apresentar e discutir os principais destaques de cada Cepid no que tange ao desenvolvimento científico, aos avanços em formação de recursos humanos, à internacionalização, à educação e difusão, à transferência de tecnologia e aos planos para os futuros Cepix (veja na tabela abaixo quais são os novos centros). A mediação dos debates foi feita pelo repórter do Jornal da USP, Herton Escobar.

Novos Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix)
Centro de Estudos da Violência
Centro de Estudos da Metrópole
Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco
Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina
Centro de Pesquisa em Alimentos
Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos
Centro de Pesquisa em Terapia Celular
Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias
Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada à Indústria
Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica
Centro de Pesquisa em Neuromatemática

Melhores cientistas

Na abertura do encontro, o coordenador geral do evento, Fernando de Queiroz Cunha, falou sobre as iniciativas desenvolvidas pela USP em comemoração aos 90 anos de sua fundação. Em relação aos novos centros criados, Cunha ressaltou que “os Cepids representam uma enorme contribuição para a ciência”, e explicou que “os prazos de funcionamento dos primeiros instalados na USP irão vencer ao longo do próximo ano e, como eles vêm desenvolvendo, com sucesso, suas atividades, estão se transformando em Cepix”.

Em seguida, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou que “os centros reúnem alguns dos melhores cientistas da USP” e explicou que, embora a estrutura dos Cepix seja parecida com a dos centros recentemente criados pela Reitoria – Amazônia Sustentável (Ceas), Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), Agricultura Tropical Sustentável (Stac), Gases de Efeito Estufa (RCGI), Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO), Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas (CIAAM), Observatório das Instituições Brasileiras (COI) e USP-China –, os novos centros estarão ligados às Unidades de Ensino e Pesquisa ou institutos especializados. “Nosso propósito é mantermos esses centros, que são caracterizados pela excelência de suas pesquisas interdisciplinares em temas estratégicos”, disse.

O presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, apresentou a palestra Perspectivas de financiamento de pesquisa interdisciplinar. Um dos temas abordados por Zago foi o reajuste de 45% nos valores de bolsas feito pela fundação. “Trata-se de uma mudança na política da Fapesp em relação à formação de recursos humanos”, afirmou.

Zago também falou sobre os investimentos feitos pela Fapesp em diversos de seus programas de fomento à pesquisa. Em relação aos Cepids, o dirigente contou que o programa teve início em 1998 com o objetivo de financiar a constituição de centros de pesquisa de classe mundial, comprometidos com o desenvolvimento de pesquisa, a formação de recursos humanos, a transferência de tecnologia e a difusão de conhecimento para a sociedade. No primeiro edital, naquele ano, foram selecionadas propostas de criação de dez Cepids e, no segundo, em 2011, 17, e o edital atual prevê a constituição de 18 centros.

90 anos da USP

O evento de lançamento do Cepix é o terceiro de uma série de quatro encontros acadêmicos promovidos pela Reitoria, dentro das comemorações dos 90 anos da USP, com o objetivo de discutir o futuro da ciência no Brasil. Nesses seminários está sendo apresentada a produção científica dos principais grupos de excelência da Universidade, além de discutir como a sociedade se beneficia dessas pesquisas.

O último encontro do ciclo, intitulado Caminhos para o Futuro da Ciência, será realizado no dia 3 de julho e terá a coordenação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP e professor do Instituto de Física (IF), Paulo Nussenzveig. A programação do evento está disponível no site da Pró-Reitoria e as inscrições podem ser feitas por este link.

Assista, a seguir, à íntegra do evento.

+ Mais

Ciclo de encontros acadêmicos debaterá o estágio atual e o futuro da ciência no Brasil

Encontro mostra como os Centros de Estudos da USP atuam nos grandes temas da sociedade

Em seus 90 anos, USP debate o ecossistema de inovação de São Paulo