Professor Norberto Guarinello recebe homenagem nesta semana

Docente de História Antiga da USP há quatro décadas terá obra revisitada em evento na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

14/05/2024 - Publicado há 2 meses
O professor Norberto Guarinello leciona há 40 anos no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Reprodução/LECA-UFPEL, Reprodução/FFLCH-USP e Leonidas Drosis/C messier/Wikimedia Commons

“Ele tem o dom de fazer umas perguntas incômodas, sabe? Perguntas que parecem simples, mas que mudam a vida das pessoas completamente. Tem gente que está até hoje tentando responder perguntas feitas por ele 40 anos atrás. É nosso débito com o professor Norberto que nos faz querer celebrá-lo”, afirma o hoje professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Minas Gerais, Fábio Faversani, o primeiro orientando da carreira do professor Norberto Luiz Guarinello, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, Guarinello será homenageado por alunos, ex-alunos e colegas no evento Diálogos Norbertianos, que apresentará cinco mesas-redondas sobre temas ligados a pesquisas orientadas pelo professor ao longo da carreira. A abertura do encontro será feita pela chefe e pelo vice-chefe do Departamento de História da FFLCH, Antonia Terra de Calazans Fernandes e Júlio Cesar Magalhães de Oliveira, respectivamente. Aposentado desde 2019, Guarinello estará presente no encerramento do evento, no dia 17, às 18 horas.

Fábio Faversani, professor da Universidade Federal de Ouro Preto e primeiro orientando de Guarinello – Foto: Currículo Lattes

Graduado em História pela USP em 1981, Guarinello começou a lecionar no Departamento de História da FFLCH em 1984, tendo concluído o mestrado e o doutorado em Antropologia Social. Em 2008, foi o fundador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo (Leir-MA) da FFLCH, que coordenou até a aposentadoria. É autor de Fronteiras Mediterrânicas (Fi, 2019), Rede de Conectividade no Mediterrâneo Antigo (Editora da Uerj, 2017) e História Antiga (Contexto, 2013), entre outras obras.

“O professor Norberto orientou dezenas de trabalhos, acolhendo todas as ideias dos alunos mesmo que ele não dominasse a área”, conta Fábio Faversani, que é um dos organizadores de Diálogos Norbertianos. “Foi com seu incentivo que se consolidaram diversos campos de estudo da história antiga no Brasil e até mesmo no mundo, porque seus orientandos se afastavam dos tópicos comumente pesquisados”, acrescenta Faversani, que começou a ser orientado por Guarinello em 1993.

Para outro ex-orientando de Guarinello, o professor Alex Degan, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – também organizador do evento –, um dos diferenciais do homenageado é o seu rigor acadêmico. Segundo Degan, Guarinello desenvolveu pesquisas relevantes na área da arqueologia romana, estudando a cultura material para entender a vida social da sociedade da Roma antiga, para o que contribuiu o seu “enorme domínio” de línguas vivas e mortas, como o latim, o grego e o egípcio. “As questões históricas e teóricas propostas pelo professor relacionam memória e história, os conceitos de fronteiras físicas e culturais e os processos de integração e exclusão das cidades antigas de forma nunca feita antes”, destaca o professor da UFSC. “Essa celebração é uma forma de comemorar a carreira do professor Guarinello, sua pessoa e o encontro com todos os orientandos que produziram e produzem até hoje pesquisas importantes, sob sua orientação”.

Alex Degan, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e ex-orientando de Guarinello – Foto: Fronteiras no Tempo via CFH/UFSC

Na programação dos Diálogos Norbertianos, os organizadores buscaram contemplar toda a área de atuação de Guarinello, reunindo orientandos e ex-orientandos das diferentes gerações formadas pelo professor, oriundos das cinco regiões do País e dedicados às mais distintas linhas de pesquisa. Nas cinco mesas-redondas do evento, por exemplo, serão debatidos temas como As Formas da Alexandria Greco-Romana, O Que é História Antiga?, O Mediterrâneo e o Mundo Helenístico, Escravidão e Processos de Integração no Mediterrâneo, Imperialismo e Empréstimo de Dinheiro Entre a Elite Romana e Algumas Províncias Mediterrânicas no Final da República e As Correspondências entre Tibério César, o Senado e a Aristocracia de
Roma.

O evento Diálogos Norbertianos será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, das 10h30 às 16h (dia 16), e das 10h40 às 19h (dia 17), no Auditório Fernand Braudel da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Avenida Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. É preciso fazer inscrição neste link. A programação completa do evento está disponível neste link. Mais informações podem ser obtidas na página do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo (Leir-MA) da USP na plataforma Instagram.

*Estagiária sob supervisão de Roberto C. G. Castro

Cartaz do evento em homenagem ao professor Norberto Guarinello – Imagem: Reprodução/FFLCH-USP