Na USP, Milton Hatoum vai falar sobre a formação do escritor

Escritor vai contar a sua história no evento “Convite à leitura – O autor como leitor”, no próximo dia 13, às 18h30, com entrada grátis

07/03/2024 - Publicado há 5 meses
O escritor Milton Hatoum – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Os leitores de Milton Hatoum estão convidados a participar de uma conversa com o escritor. Ouvir a sua própria história e a de seus livros. O evento
Convite à leitura O Autor como leitor será no dia 13, quarta-feira, às 18h30 no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O público também pode acompanhar Milton Hatoum na transmissão simultânea pelo canal da BBM no Youtube neste link e ficará gravado para compor uma biblioteca digital da Nova Literatura Brasileira da BBM.

Importante destacar que Hatoum tem, entre os livros exigidos no vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest),  Dois Irmãos, lançado em 2000, Prêmio Jabuti em 2001 e apontado como um dos romances brasileiros mais lidos nas duas últimas décadas, sendo publicado nos Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Espanha, França, Grécia, Inglaterra, Líbano, Portugal, República Tcheca e Argentina. Também foi adaptado para história em quadrinhos, teatro e televisão.

Auditório da Biblioteca Brasiliana no campus do Butantã, na capital – Foto: Divulgação / BBM

Hatoum vai conversar sobre a leitura na formação do escritor, a relação do escritor com seus leitores e outros assuntos ligados à leitura em geral com dois professores de Letras: Hélio de Seixas Guimarães e Lígia Ferreira, respectivamente, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Hatoum nasceu em Manaus, capital do Amazonas, em 1952. Estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e estreou na ficção com Relato de um certo Oriente (1989), vencedor do prêmio Jabuti (melhor romance). Com Cinzas do Norte (2005), o autor ganhou os prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2006, publicou o livro de contos A cidade ilhada. Sua primeira novela, Órfãos do Eldorado (2008), foi adaptada para o cinema. Em 2013, lançou Um solitário à espreita (crônicas), em 2017, A noite da espera, primeiro volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio e, em 2019, Pontos de fuga, o segundo volume. Todas as obras publicadas pela Editora Companhia das Letras.

Convite à leitura tem como foco todas as pessoas interessadas por literatura, os que trabalham com letramento literário de jovens e adultos, além da comunidade interna da USP. “O projeto tem como objetivo a formação de leitores e o incentivo à leitura, que é também uma função importante das bibliotecas” explica o professor Hélio de Seixas Guimarães, curador do projeto e vice-diretor da BBM.  “Uma das metas e prazeres de José Mindlin com sua biblioteca composta de livros tão especiais, que deu origem à BBM, era incentivar a leitura e disseminar o que ele definia como vírus da leitura. Ao convidar autores para falar das suas experiências como leitores, queremos aproximar autores e leitores, afinal, todo autor é antes de tudo um leitor”.

A conversa com Milton Hatoum será o segundo encontro do projeto. O primeiro foi realizado em outubro de 2023, com a participação do escritor baiano Itamar Vieira Junior, do premiado romance Torto arado (2018). O primeiro encontro com Itamar Vieira Júnior pode ser visto neste link ou no player abaixo:

.
Após a conversa, haverá sessão de autógrafos. As obras do escritor estarão à venda na Livraria da Edusp, localizada também no Espaço Brasiliana.

Ouça no link abaixo entrevista do escritor Milton Hatoum concedida aos jornalistas Elcio Silva e Michel Sitnik no programa Cultura na USP, transmitido pela Rádio USP no dia 7 de março de 2024.

Logo da Rádio USP

Convite à leitura O autor como leitor, com Milton Hatoum, participação dos professores Hélio de Seixas Guimarães e Lígia Ferreira.  Será no dia 13 de março, na quarta-feira, às 18h30 no Auditório István Jancsó, no Espaço Brasiliana, na rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição, sujeito à lotação do auditório, com capacidade para 320 lugares.