O Vision Pro e suas conexões com o isolamento social

Giselle Beiguelman especula sobre o novo lançamento da Apple, um dispositivo que tem motivado um sem-número de memes, dos quais muitos apontando para a alienação social

 12/02/2024 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 15/02/2024 as 7:52
Por

Logo da Rádio USP

Giselle Beiguelman elegeu como tema de sua coluna desta semana o Vision Pro, o novo lançamento da Apple que tem causado alvoroço nas redes e na mídia em geral. O dispositivo é um visor que combina recursos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual e que permite interagir com conteúdos digitais tridimensionais por meio de comandos de voz, por rastreamento ocular e por acompanhamento dos gestos das mãos. Anunciado desde o ano passado, esse “visor” da Apple gerou uma série de memes, especialmente entre os brasileiros, porque o dispositivo lembra muito os óculos do antológico franguinho da Sadia.

“Mas agora esses memes se multiplicaram, com imagens que mostram pessoas andando na rua, digitando em um teclado invisível, ou andando e dando de cara com uma parede ou com um muro. A quantidade de memes e a sua diversidade indicam também um desconforto das pessoas com essa ideia de que nós vamos viver encapsulados, num ambiente completamente alheio ao contato social”, diz a colunista. “Para além do seu design, tem muitas críticas, que o dispositivo é muito proeminente, parece um escafandro e, além de tudo, é caríssimo.” As primeiras reações são também um alerta para nós pensarmos que está contida aí, nesse produto, uma aposta que, de certa forma, é ultrapassada: a do mundo digital como universo paralelo”.

Giselle conclui: “É como se nós voltássemos muitos passos atrás, que me lembram a época do lançamento do walkman. De fato, o walkman  foi uma revolução na maneira como as pessoas consomem música, mas consolidou esse estilo de vida social onde as pessoas cada vez mais vivem de forma individualizada, introspectiva, e com pouca abertura para o que não pertence às bolhas de cada um, com poucas aberturas para o indeterminado e o imprevisível das cidades e das ruas. Isso dá o que pensar”.


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.