Filme “Eurekas Aconchegantes” é o destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (26/10)

O lançamento será às 19h, no novo espaço do Cineclube Cauim, com entrada gratuita mediante a confirmação de presença pelo Instagram @hanglooseit

26/10/2023 - Publicado há 8 meses
Imagem do filme Eurekas Aconchegantes  – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quinta-feira (26/10) traz como destaque a entrevista com o diretor Marco Felipe, que lança o filme Eurekas Aconchegantes neste sábado (27), às 19h, com entrada gratuita mediante a confirmação de presença pelo Instagram @hanglooseit. A história do longa narra a vida de Lipe, um jovem em busca de sua voz artística na música, enquanto enfrenta os desafios de seu passado e encontra apoio e conflitos em seu tio, seu principal pilar após a perda dos pais. O filme será exibido no novo espaço do Cineclube Cauim, Rua Olavo Bilac, 135, Vila Seixas.

Outra dica de cinema é o Cine Memória Italiana, que exibe nesta quinta-feira o longa Feios, Sujos e Malvados, do diretor Ettore Scola. O filme italiano de 1976 é um drama, com classificação indicativa de 18 anos e vai ser exibido com legendas, às 19 horas, no Museu da Memória Italiana, na sala multiuso, que fica na Rua Tibiriçá, 776. A sessão é gratuita.

Continuam os encontros Caminhos da Cultura na Biblioteca Sinhá Junqueira. O projeto é ministrado pelos gêmeos do cinema Marcos e André de Castro. Os encontros vão até esta sexta-feira (27/10), no Anfiteatro da Biblioteca, e são voltados a quem deseja desenvolver projetos, com informações que nem sempre estão nos manuais, com foco na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Nesta quinta-feira, quem fala é Marcos de Castro, a partir das 19h. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

Nesta quinta-feira, também tem o lançamento do livro Travessia, projeto da Incubadora Cultural em colaboração com mais de 20 escolas. Além do lançamento, o evento é uma premiação e reconhecimento para os alunos envolvidos no projeto. A entrada é gratuita e será no Teatro Municipal, na Via São Bento, nos Campos Elíseos, às 15h.

Outra dica do Express Cultura desta quinta-feira é a exposição Vasos Comunicantes, que está à mostra no Instituto Figueiredo Ferraz. A exposição é um conjunto de 64 peças de alumínio fundido com dimensões variáveis. As obras contam com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e com baixa visão. A exposição fica em exibição no Instituto Figueiredo Ferraz, na Rua Maestro Ignácio Stábile, 200, no Alto da Boa Vista, de terças-feiras aos sábados, com horário de funcionamento das 14h às 18h, até dia 16 de dezembro. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

E no Espaço Cultura do Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP  tem a exposição Galeria 82.88. A mostra reúne obras doadas por importantes artistas plásticos da cidade, que são mantidas no acervo da Prefeitura do Campus da USP. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e fica em exposição até dia 20 de novembro. O IEA fica no campus da USP, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina.

E, ainda, estas quinta e sexta-feira são os últimos dias para visitar a exposição Enxerto, da artista Maria Luiza Mazzetto, na Garagem Galeria. As manifestações artísticas expostas exploram um rico universo de ficção inspirado no mundo natural. A mostra fica em exposição até amanhã, com horário de funcionamento das 9h às 17h, na Garagem Galeria, na Rua Garibaldi, 1780.

A programação musical desta quinta-feira passa pelo Vila Dionísio, que tem como destaque o show da banda Everlong, com covers de Foo Fighters, Creed, Nirvana e rock clássico internacional dos anos 2000. A apresentação começa às 22h30 e os ingressos custam R$ 20,00 o individual e R$ 120,00 o voucher com consumo pré-pago. O Vila Dionísio abre às 20h e fica na Rua Eliseu Guilherme, 567.

No Terraço Pizza Bar, tem apresentação do duo Morgana e Shimu, tocando hits pop rock, com couvert a R$ 6,50. O Terraço fica na Rua Américo Brasiliense, 1565, e abre às 17h30.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.