Avanços importantes na anticoagulação para prevenção do AVC

O fator XI é uma proteína do sangue envolvida no processo de coagulação e faz parte do sistema de coagulação intrínseca, atuando como enzima da coagulação e desempenhando papel crucial na ativação de outras proteínas envolvidas no processo de formação dos coágulos

 26/09/2023 - Publicado há 10 meses
Por

Logo da Rádio USP

Segundo o professor Octávio Pontes, o tratamento antitrombótico tem sido amplamente utilizado na medicina e tem transformado a história natural da prevenção e do tratamento de  infarto, AVC e fibrilação atrial. “No entanto, quando usamos esses remédios que são inibidores dos fatores da coagulação ou da agregação plaquetária, tem sempre um risco de sangramento. E essa é uma preocupação com o uso desses medicamentos”, ressalta.

O professor afirma ainda que, nos últimos anos, os pesquisadores têm voltado a atenção para os inibidores do fator XI da coagulação, que parecem uma alternativa bastante promissora para terapia trombótica, com baixo risco de sangramento. “Esse fator XI é uma proteína do sangue que está envolvida no processo de coagulação, faz parte do sistema de coagulação intrínseca e atua como enzima da coagulação, desempenhando papel crucial na ativação de outras proteínas envolvidas nesse processo de formação dos coágulos”, afirma.

Estudos epidemiológicos mostram que deficiências hereditárias do fator XI são raras e podem levar a distúrbios de sangramentos, entretanto, não são sangramentos graves. Pontes cita, como exemplo, a deficiência de outros fatores da coagulação, como o fator 8 e o fator 9, que levam à hemofilia, doenças em que o sangramento é muito frequente e geralmente grave. Esses pacientes com deficiência hereditária do fator XI têm sangramentos menores e frequência muito baixa de complicações trombóticas, como o infarto e o AVC. “Isso levou os pesquisadores a voltar a atenção para o desenvolvimento de inibidores do fator XI, que seriam então drogas promissoras.”


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.