Parque tecnológico da USP é destaque em ranking global de incubadoras de startups

Reconhecimento foi entregue durante evento na Bélgica promovido pela UBI Global, ranking que elenca as melhores incubadoras e aceleradoras do mundo

07/07/2023 - Publicado há 12 meses
Parque tecnológico fica no campus da USP em Ribeirão Preto – Foto: Divulgação/Supera Parque

.
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia, resultado de uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo,  foi reconhecido como uma das principais incubadoras de startups do mundo pelo prêmio UBI Global – ranking que elenca as melhores incubadoras e aceleradoras. A incubadora ficou no Top Challenger Latin America, sendo a única brasileira entre as três contempladas na categoria.

“O ranking é divulgado a cada dois anos e é feito a partir de uma série de requisitos. Ele tem contribuído para melhorar as atividades e posicionamento num contexto global de milhares de incubadoras e aceleradoras. Adotamos, na Supera Incubadora, os indicadores do ranking do UBI Global em nosso Planejamento Estratégico, e por isso, temos ganhado  destaque e reconhecimento”, destaca Saulo Rodrigues, gerente da incubadora.

O certificado foi recebido durante o  World Incubation Summit 2023 (WIS’23), evento que aconteceu em Gante, na Bélgica. Durante o WIS’23, além de networking, os representantes do complexo puderam participar de treinamentos de boas práticas quanto a talentos e o futuro das relações entre as universidades e o empreendedorismo.

O Supera Parque está há anos bem colocado no ranking desenvolvido pela UBI Global. Figurou na oitava posição na América do Sul em 2014/2015, foi a única brasileira no ranking das 20 melhores de todo o mundo pelo Estudo de Referência 2019 – 2020.

“Estamos felizes em, mais uma vez, aparecer como destaque nos estudos da UBI, que é referência global em incubadoras de empresas. Mostra que temos conseguido impactar o ecossistema regional e também  inspirar iniciativas em todo país.”, comemora Eduardo Cicconi, gerente do Supera.

Parcerias internacionais

Por ocasião da ida à Bélgica para participação no WIS’23, o Supera Parque atendeu ao convite de conhecer e explorar parcerias com o Parque Tecnológico BioPark sediado na cidade de Charleroi.

O Biopark possui características semelhantes às projetadas para o Supera Parque. Instalada dentro do campus da Universidade Livre de Bruxelas, o Biopark reúne 85 empresas de life sciences, 3 institutos de pesquisa, 15 sites para testes clínicos, 60 mil m² de áreas de serviço e 50 mil m² de área em desenvolvimento.

“Como resultado da visita, prevemos estreitar o relacionamento do Supera Parque com o Biopark, considerando suas similaridades e potenciais. É esperado que em pouco tempo consigamos ter um acordo de parceria assinado e o início dos estudos para intercâmbio entre as empresas dos dois parques”, afirma Rodrigues.

Obras do complexo Container Park, em Ribeirão Preto – Foto: Guilherme Sircili/Supera Parque

Um parque em expansão

Instalado no Campus da USP de Ribeirão Preto, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 80 empresas instaladas no Parque, sendo: 53 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Supera Parque