Parque tecnológico da USP em Ribeirão Preto gera empregos e amplia estrutura física

Relatório anual do Supera Parque de Inovação e Tecnologia mostrou que empresas instaladas faturaram em 2022 em torno de R$ 49 milhões e criaram 534 postos de trabalho

23/03/2023 - Publicado há 1 ano
Balanço das atividades do Supera Parque estão disponíveis em publicação on-line – Foto: Divulgação/Supera Parque

.
Criado numa parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, o Supera Parque, empregou quase 600 pessoas nos mais diversos setores e segmentos ao longo do ano de 2022. Considerando-se apenas as empresas ali instaladas, foram 534 postos de trabalho, ocupados em sua grande maioria por mão de obra qualificada (graduados, mestres e doutores). Os demais postos de trabalho se distribuem entre a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto (Fipase), entidade gestora do parque tecnológico, e os serviços terceirizados de manutenção do complexo, como segurança, zeladoria, limpeza, entre outros.

Esses dados fazem parte do relatório de atividades que é publicado anualmente, desde 2007, e visa dar transparência às ações desenvolvidas no âmbito do Parque Tecnológico. “Nosso intuito é apresentar o que desenvolvemos e como essas atividades geram impacto e valor para a sociedade. Temos fortalecido cada vez mais o ecossistema de negócios, empreendedorismo e inovação de Ribeirão Preto e região. Além disso, o relatório é uma importante ferramenta que auxilia o processo de prestação de contas”, explica Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, instalado no campus da USP em Ribeirão Preto.

O relatório traz um detalhamento das atividades realizadas pelo complexo tecnológico entre o período que compreende os meses de janeiro a dezembro de 2022, além de apresentar o planejamento para 2023. Para acessar na íntegra, acesse a publicação neste link.

Relatório traz balanço sobre atividades e empresas do Supera Parque – Foto: Divulgação/Supera Parque

Movimento na economia

As 80 empresas do Parque de Inovação e Tecnologia geraram, juntas, quase R$ 49 milhões de faturamento. Elas receberam mais de R$ 14 milhões em investimentos privados (vindos de investidores anjo e fundos de venture capital) e geraram quase R$ 8 milhões em impostos, de acordo com informações do relatório de atividades.

Outro dado relevante é que a saúde continua como a principal vocação do Supera Parque, já que 68% das empresas do complexo atuam neste setor economômico. Em seguida, aparece como setor mais relevante o de agro, com 19% das empresas, seguido pelo de tecnologia da informação e comunicação em segmentos como educação e ecommerce.

Outros dados que chamam atenção são aqueles relativos ao apoio concedido às empresas pelo Supera Parque: foram mais de 500 atendimentos do seu Núcleo de Inovação Tecnológico, que resultaram em 12 depósitos de patentes e 60 marcas registradas no INPI; 42 diferentes empresas usaram os laboratórios do seu Centro de Tecnologia para testes e ensaios de qualidade; 14 POCs (provas de conceito) foram desenvolvidas pelos hubs de inovação do SuperaLab Open Innovation. “Somando empresas residentes, associados aos APLs e ao programa membership e clientes do Centro de Tecnologia, impactamos diretamente mais de 300 empresas em 2022. Mais um dado interessante é de nossos programas socioeducacionais: mais de mil crianças e adolescentes participaram de nossas oficinas de robótica e programação”, complementa Dalton Marques, gerente de desenvolvimento do parque tecnológico.

Parque tecnológico promove empreendedorismo e inovação – Foto: Divulgação/Supera Parque

Investimentos em 2023

Para 2023, o complexo tecnológico pretende ampliar as ações de apoio às empresas além de incrementar sua infraestrutura. O orçamento estimado é de  R$ 23,82 milhões, um acréscimo de mais de 80% ante 2022, devido sobretudo aos investimentos. Dentre esses investimentos, está a  conclusão das obras do Container Park, a implantação de pavimentação em ruas do loteamento e, sobretudo, o início das obras do Health to Business Center, conforme projeto aprovado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Além da prestação de contas referente ao ano anterior, o relatório de atividades divulgado apresenta o planejamento para este ano que, como todo planejamento, está em constante revisão. Importante dizer que a ampliação da infraestrutura do SUPERA Parque e a urbanização dos lotes são as prioridades”, destaca Marques.

Foto: Divulgação/Supera Parque

Também está prevista a ampliação da equipe via processos seletivos, a criação de novos hubs de inovação em  parceria com grandes empresas e a entrada em operação dos novos testes acreditados do laboratório de óptica do Supera Centro de Tecnologia.

Atualmente, o parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 49 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 24 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento.  O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial.

Para ler o relatório de 2022 do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto clique aqui.

Com  informações da Assessoria de Comunicação do Supera Parque