Revista “Sustentarea” aborda a importância da educação para a alimentação sustentável

Revista elaborada por grupo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP traz textos que debatem como a educação de qualidade pode ajudar no desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis

11/05/2023 - Publicado há 1 ano
Publicação aborda, entre outros temas, a questão da alimentação no currículo escolar – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

.
A nova edição da revista Sustentarea, do Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão da USP (Nace) da Faculdade e Saúde Pública (FSP) da USP, tem como destaque a importância da educação na formação de hábitos alimentares mais saudáveis e cidadãos mais conscientes para um mundo mais sustentável. Para baixar o novo número clique aqui.

A revista destaca que a educação é fundamental para fazer escolhas alimentares mais conscientes, levando em consideração não só o ponto de vista individual, mas também o meio ambiente e o impacto na sociedade. A publicação apresenta ainda os temas transversais da Base Nacional Comum Curricular e como eles podem ser trabalhados nas escolas para a formação de cidadãos mais empáticos e responsáveis.

A revista também aborda o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade – no desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis. “Um ótimo exemplo que pode ser trabalhado em sala de aula é sobre o papel da indústria na alimentação, que pode ter um papel relevante no beneficiamento e preservação dos alimentos”, explicam os autores.

Em uma história de sucesso, a publicação também apresenta o caso do Litro de Luz Brasil, que é um dos projetos sociais que são desenvolvidos em todo o País com o intuito de promover uma iluminação limpa, sustentável e de qualidade. Por meio de soluções simples, a ONG Litro de Luz viabiliza que as comunidades tenham acesso à energia solar em parceria com os moradores na execução e preservação das soluções.

Congelamento de alimentos

Um dos textos da revista Sustentarea é Como otimizar a rotina por meio do congelamento de alimentos? escrito por Letícia Gonçalves e Gabriela Manziniprado, graduandas em Nutrição pela FSP. Elas falam sobre otimização da rotina através do congelamento de alimentos. Para tanto, o texto enfatiza a importância das habilidades culinárias para tornar o processo mais eficiente e dá dicas sobre técnicas de corte e cocção.

O artigo também destaca as vantagens do congelamento, como a maior durabilidade dos alimentos, planejamento de refeições e praticidade, bem como a conservação do sabor e aroma dos alimentos. As autoras também alertam para a necessidade de descongelar corretamente os alimentos e não recongelar alimentos já preparados, além de ressaltar que algumas hortaliças folhosas não devem ser congeladas.

“É importante que o descongelamento ocorra dentro da geladeira, em ambiente resfriado, ou que os alimentos sejam submetidos direto ao cozimento. Caso eles sejam descongelados em temperatura ambiente, pode ocorrer o crescimento de algumas bactérias que dependem da temperatura ambiente para se multiplicarem, aumentando o risco de infecções intestinais”, alerta o texto.

Confira este e os números anteriores na página da revista neste link. Acompanhe também o Facebook da Sustentarea.
.

Ouça também os episódios do podcast Alimentação e Sustentabilidade veiculados no Jornal da USP: