Exposição de Norberto Cairasco é destaque no “Express Cultura” desta segunda-feira (13/3)

As obras contam os 43 anos de trabalho do professor Norberto Cairasco dedicados à ciência e às artes

13/03/2023 - Publicado há 1 ano
Exposição abre Semana do Cérebro na USP Ribeirão – Foto: Thais Cardoso
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (13/3) traz como destaque a exposição 43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes, de Norberto Cairasco, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e coordenador do CienArtes. A exposição faz uma viagem pelos 43 anos de estudos de Cairasco dedicados à ciência e à arte. Serão expostos pinturas, desenhos,

Norberto Garcia Cairasco – Foto: Divulgação/UFMG

esculturas e montagens que interagem com o estudo da neurociência. A abertura é nesta segunda, às 17 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em Ribeirão, e marca o início da Semana do Cérebro, que vai até domingo (19/3). A partir desta terça-feira (14/3), até o dia 12 de maio, a mostra fica aberta ao público das 8 às 17 horas.

A Academia de Hollywood realizou ontem (12/3) a cerimônia do Oscar, maior premiação do cinema mundial, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O destaque foi Tudo em todo lugar ao mesmo tempo, que conquistou sete estatuetas, incluindo de melhor filme, melhor atriz – Michelle Yeoh, a primeira mulher de origem asiática a vencer neste quesito -, além de melhor atriz coadjuvante – Jamie Lee Curtis – e melhor direção – Daniel Scheinert e Daniel Kwan. O longa superou O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei como filme mais premiado da história, agora com 165 prêmios. Outros destaques foram Brendan Fraser, melhor ator com A Baleia, além do longa Navalny, melhor documentário, e Pinóquio por Guillermo del Toro, escolhido como melhor animação. O melhor filme internacional foi o alemão Nada de Novo no Front. Nenhum filme brasileiro foi indicado à premiação em 2023.

A Casa Belas Artes de Cinema tem filme novo em cartaz a partir desta segunda. É o clássico do terror Dementia 13, do renomado diretor Francis Ford Coppola. Lançado em 1963, o longa conta a viagem anual de um casal para homenagear, na Irlanda, sua filha morta. No entanto, desta vez há um assassino à solta, pronto para realizar uma verdadeira carnificina. A classificação indicativa é de 14 anos e a sessão começa às 19 horas. Mais cedo, Belas Promessas, do diretor Thomas Kruithof, toma a telona. O drama francês mostra a luta da prefeita de uma cidade, em 1993, para ajudar os mais pobres. Contudo, durante uma batalha em prol de um bairro, ela se enxerga em um dilema quando é abordada para se tornar ministra. A classificação também é de 14 anos e a sessão acontece às 13h30. Os ingressos esta semana estão em promoção e custam R$ 20,00 tanto a inteira como a meia-entrada, com pagamento apenas em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, Vila Tibério.

O estabelecimento anunciou que suas últimas sessões devem acontecer na quarta-feira (15/3). Por conta da baixa frequência de público, a direção do cinema, aberto em 2019, definirá a partir de quinta (16/3) se permanece com as atividades. O local é gerenciado por João Mello Rodrigues, que durante os anos 1990 foi dono de um cinema homônimo, porém maior, com capacidade para 300 pessoas, e em outro endereço. Hoje em dia, a casa da Vila Tibério conta com 14 poltronas, sistema de som, ar-condicionado e um telão.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.