Campus da USP de Bauru expõe “Flores para Setembro”

Mostra apresenta trabalhos desenvolvidos em oficina de pintura para a terceira idade

25/09/2017 - Publicado há 7 anos
Copos-de-Leite, de Maria Inês Piesker, Tulipas, de Sônia Bello, Floral, de Sônia Ferreira, e Tulipas, de Marlene Menconi – Foto: Giane Quintela

Flores para Setembro é o nome da exposição do Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B). A mostra foi aberta no dia 12 de setembro e ficará exposta no saguão de entrada da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP até o dia 28 de setembro.

Os 21 expositores são integrantes do Programa Revivendo (terceira idade) do campus de Bauru da USP, que participam das Oficinas de Pintura a Óleo sobre Tela, coordenadas por Giane Tenório Quintela, servidora da Seção de Eventos Culturais da PUSP-B.

Onofrina Munhoz e sua obra Rosas – Foto: Giane Quintela

Estão expostas 21 obras nas técnicas de óleo sobre tela, pintura em tecido e mista. A temática floral é frequente nas oficinas. Por isso, os participantes se uniram para celebrar a chegada da primavera, trazendo flores para o mês de setembro.

As oficinas de pintura em tela são oferecidas há mais de 20 anos, com o objetivo de proporcionar o contato com a arte por meio da pintura, desenvolvendo habilidades, coordenação, concentração e criatividade.

Segundo Giane Quintela, as oficinas são desenvolvidas com um trabalho individualizado. Cada participante escolhe o que deseja pintar e é auxiliado na execução da obra. Quando há exposição coletiva, seguem o tema proposto.

Expositoras Maria do Carmo Rangel, Sebastiana Lopes, Rosa Casal, Dirce Cardoso, Sônia Ferreira, Onofrina Munhoz, Marlene Menconi e Shirley Ferraz – Foto: Giane Quintela

Onofrina Francisca Maia Munhoz, de 86 anos, costureira e florista aposentada, participa da Oficina de Pintura a Óleo sobre Tela e Escultura desde 1991, na época dirigida pelo artista plástico Farid Lawi. Ela afirma que a pintura é uma terapia, um ótimo exercício, além de uma oportunidade de confraternização.

Sonia Ferreira, 76 anos, professora aposentada de pré-escola municipal, ressalta que sempre gostou de pintura e desenho e participa da oficina na USP há sete anos. Para ela, essa atividade é um prazer, porque, além de exercitar a mente, é uma oportunidade de fazer novas amizades e voltar renovada para casa.

Flores para Setembro permanece aberta à visitação pública, no saguão de entrada da Faculdade de Odontologia da USP (FOB), em Bauru, até o dia 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h. A FOB se localiza na Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).