Entrevista com Washington de Paula é destaque no “Express Cultura” desta terça-feira (14/3)

Dramaturgo dirige espetáculo “Quadros Ficcionais” em apresentação no Sesc Ribeirão

14/03/2023 - Publicado há 1 ano
Quadros Ficcionais integra Festival Ribeirão Cena Contemporânea – Foto: Aloander Oliveira
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (14/3) tem como destaque a entrevista com o dramaturgo Washington de Paula, diretor do espetáculo Quartos Ficcionais, que estreia às 20 horas no Sesc de Ribeirão Preto. De Paula comentou sobre o enredo da peça e acerca de temas sensíveis e atuais, como o racismo estrutural. Os ingressos para a apresentação da Cia. de Teatro Quadros Negros custam entre R$ 10,00 e R$ 30,00. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, comemora, nesta terça, seu 53º aniversário e, para celebrar a data, está programada uma palestra com a museóloga e diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, Angelica Fabbri. O evento Celebrando a Casa de Candinho: 53 anos de histórias e memórias promete mostrar a história de um dos principais museus da região de Ribeirão. Portinari conquistou reconhecimento internacional como artista plástico e, menos de uma década após sua morte aos 58 anos, em 1962, no Rio de Janeiro, recebeu a homenagem ao ter sua casa de infância transformada em museu em 1970. O imóvel, que é tombado e é um Patrimônio Histórico Nacional, foi ampliado ao longo dos anos e busca preservar o legado de Candido Portinari. A palestra com Angelica Fabbri acontece a partir das 19 horas, com entrada gratuita e livre. A Casa Museu de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski. Nesta terça, a visitação ao local vai até as 18 horas.

O Sesc Ribeirão promove, no Calçadão, o espetáculo UBU – O que é bom tem que continuar, com o grupo Clowns de Shakespeare. A trama conta a história de Pai e Mãe Ubu, que têm uma tentativa de golpe frustrada na Polônia e precisam fugir para a Embustônia. Em um novo local, a dupla encontra ares latino-americanos e, por lá, tenta mais uma vez chegar ao poder. A peça tem apresentação marcada para as 16 horas, além de classificação indicativa e acesso livres.

Esta é a última semana para efetuar a inscrição em 18 oficinas gratuitas oferecidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto (Secultur), em cinco centros culturais da cidade – o Centro Cultural Campos Elíseos, o CEU das Artes, localizado no Jardim Florestan Fernandes, o Centro Cultural Quintino II, o Centro Cultural Vila Tecnológica, que fica no Jardim Alexandre Balbo, e o Centro Cultural Palace, no Centro. Ao todo, são mais de três mil vagas voltadas às crianças do ensino fundamental e aos jovens do ensino médio, de forma complementar aos estudos. O objetivo das oficinas é aproximar a comunidade das formas de expressão artístico-culturais, com cursos de formação artística que motivam as práticas de ética e cidadania, além de desenvolver a sociabilidade. As inscrições para essas oficinas vão até sexta-feira (17/3) e podem ser efetuadas no centro cultural de interesse das 8 às 11 horas e das 14h às 16h30. É necessário levar cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno, cópia do RG ou CNH do responsável pela matrícula, cópia do comprovante de endereço recente e declaração de matrícula escolar.

Na agenda musical, o cantor Ariel Covem traz um repertório cheio de sucessos do rock nacional ao Terraço Pizza Bar. O artista faz toda sua apresentação com violão e voz. O bar abre às 17h30 e fica na Rua Américo Brasiliense, 1.565.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.