Livro “Microbiologia do Solo” ganha segunda edição e está disponível on-line

Livro é uma atualização da primeira edição, produzida há 25 anos, muito popular entre os alunos da graduação

20/12/2016 - Publicado há 7 anos
20161220_MicrobiologiaSolo
Obra é voltada para o ensino na graduação e estava esgotado – Foto: Divulgação

Destinado para o ensino em graduação, a segunda edição do livro Microbiologia do Solo será lançado, na diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, no dia 22 de dezembro, às 16h30.

O livro, editado por Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso e Fernando Dini Andreote, docentes do Departamento de Ciência do Solo (LSO), trata da vida no solo e faz uma interface entre suas características e o funcionamento das plantas, dando base à melhor utilização dos componentes da Biologia do Solo para a busca de uma agricultura mais produtiva e sustentável.

Composto de 225 páginas, divididas em 14 capítulos, e prefaciado pelo Professor Emérito da Esalq, João Lucio de Azevedo, o intuito do livro é fornecer informações importantes sobre a vida no solo; é direcionado aos estudantes e pesquisadores das áreas biológicas e agronômicas e na  disseminação desses conceitos nos diversos componentes do setor produtivo agrícola.

Para o professor Andreote, o livro é muito importante, já que, no momento, ocorrem diversas demandas relacionadas ao tema. “Como necessidade de inovações no manejo dos solos ou na validação de produtos que têm como base a Biologia do Solo, este livro certamente será de grande utilidade”, disse.

A autora destacou a importância e a utilidade do livro para a disseminação de conhecimento nas áreas biológicas e a disponibilização do livro como e-book, tornando-o acessível a todos. “A nossa expectativa é de que este livro venha a ser bastante útil e de que seja um valioso auxiliar na popularização dos conhecimentos biológicos e daqueles relacionados ao meio ambiente. É com grande alegria que colocamos esta obra à disposição de todos os interessados”, disse Elke.

A segunda edição do livro é uma atualização da primeira, produzida há 25 anos, muito popular entre os alunos e que encontra-se esgotada há algum tempo. Uma das razões para sua reedição foi a constante procura de graduandos querendo obtê-lo para a complementação de seus estudos. Todos os assuntos tratados na primeira edição constam dessa segunda, e ainda foram incluídos novos tópicos, tornando-a mais moderna e de acordo com o atual nível dos conhecimentos. Ao final de cada capítulo foi incluído um estudo de caso, que tem como proposta resumir o assunto e convidar o leitor a um exercício intelectual no emprego dos conhecimentos recém-adquiridos.

O livro pode ser baixado clicando aqui.

Caio Nogueira / Divisão de Comunicação da Esalq