Empoderamento político, fenômeno de nossos tempos

Um aspecto que contribuiu para o processo do empoderamento político foi a melhoria da renda média das pessoas

 14/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 13:55

logo_radiousp790px
.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Indivíduos não aceitam mais a forma como as instituições de mediação da política funcionaram até o momento – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No conjunto dos fenômenos políticos de 2016, no Brasil e no mundo, uma marca significativa foi o empoderamento político dos indivíduos, que representou uma reação da sociedade civil contra as estruturas políticas tradicionais, às quais sempre coube o papel de mediadoras e de controladoras do processo político (partidos políticos, sindicatos, imprensa). Mas, afinal, esse fenômeno, que gerou uma certa perplexidade em relação a fatos considerados imprevisíveis – saída do Reino Unido da União Europeia, eleição de Trump nos Estados Unidos -, é bom ou é ruim? O professor Pedro Dallari destaca aspectos positivos e negativos. Acompanhe o áudio de sua coluna semanal para a Rádio USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.