USP inscreve professores do ensino médio para curso de aperfeiçoamento em astronomia

Curso oferecido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP é virtual e voltado principalmente a professores de Física; inscrições vão até 15 de janeiro

10/01/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: Freepik

.
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP está com inscrições abertas para o curso de extensão universitária Astronomia para docentes do ensino médio, dirigido a professores das redes pública e privada. O curso é gratuito e realizado em formato on-line, e será realizado no período de 4 de março a 11 de dezembro de 2023. As aulas gravadas serão disponibilizadas semanalmente e, além disso, contará com videochats semanais, aos sábados, com duração de uma 1h, e encontros virtuais mensais, também aos sábados, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro neste link.

Entre os temas abordados estão Telescópios; Radiação e estrutura do átomo; Planetas rochosos e a Terra; Planetas anões, satélites, asteroides e anéis; Cometas e exoplanetas; A formação dos sistemas planetários A vida no Universo; Estrelas mortas – estrelas de nêutrons e buracos negros; Novas, Supernovas e Aglomerados e populações de estrelas, entre outros.

Serão oferecidas 100 vagas, com prioridade aos professores do ensino médio, com formação acadêmica na área de Física, e na sequência, com formação em outras áreas das Ciências Exatas. Não serão aceitas inscrições de candidatos que estejam atualmente matriculados em programas de pós-graduação, e não será permitida a inscrição de contemplados nos últimos dois anos. Caso haja mais de 100 inscrições válidas, será realizado sorteio para a escolha dos candidatos, inclusive para a lista de espera (o não comparecimento no primeiro encontro virtual caracteriza como desistência da vaga, que será direcionada à lista de espera).

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 15 de janeiro de 2023 pelo link.

Mais informações no site do IAG.