E-book gratuito traz o caminho burocrático percorrido pelo arroz e o feijão até o prato do brasileiro

Material recebeu menção honrosa no Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas

30/11/2022 - Publicado há 1 ano
E-book foi desenvolvido em projeto com participação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP – Arte sobre foto: Antonio Cruz/Agência Brasil e Pedro e João Editores

.
Um projeto laboratorial com participação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP definiu quais contratos são firmados na cadeia agroalimentar para que o prato típico brasileiro, definido como arroz, feijão, tomate e frango, chegue até a mesa da população. Desse estudo, nasceu o e-book Prato Brasil, com conteúdos sobre a cadeia produtiva alimentar brasileira, menção honrosa no Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O projeto laboratorial é uma proposta desenvolvida pela FDRP, em parceria com o curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro. Com experiência prática e contato direto com contratos firmados, os alunos definiram o caminho contratual percorrido pelo arroz, feijão, tomate e frango até o consumidor final.

Segundo Iara Ribeiro, professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP e responsável pelo projeto, “esses contratos ajudam a entender o caminho burocrático que os alimentos passam para chegar até o povo, entender como ele chega até as lojas, ou seja, estruturas contratuais são os contratos que envolvem a produção no campo até a chegada ao comércio”.

Estudo deu origem ao e-book Prato Brasil

Com base nos resultados do projeto, as professoras Iara Pereira Ribeiro e Flávia Trentini, ambas da FDRP, e André Rodrigues Corrêa, da FGV, desenvolveram o e-book Prato Brasil: Estruturas contratuais do setor agroalimentar.

Iara Pereira Ribeiro – Foto: FDRP

Nos dias 8 e 9 de novembro do ano passado, diz Iara, os alunos envolvidos no projeto apresentaram um seminário de pesquisa com trabalhos desenvolvidos durante o projeto. Além dos alunos, pós-graduandos, professores e pesquisadores de diversas instituições também apresentaram trabalhos no seminário. Desse seminário foram selecionados textos para compor o e-book Prato Brasil.

O material conta com dez artigos, que englobam conteúdos sobre a cadeia produtiva alimentar, condomínios agrícolas no Direito brasileiro, rede contratual agroalimentar, direitos ambientais, sustentabilidade e segurança alimentar. O e-book, com 206 páginas, é gratuito e pode ser baixado gratuitamente neste link.

Sobre a menção honrosa, a professora explica que “o prêmio reconhece práticas de ensino jurídico participativo que tenha o aluno como principal agente. No projeto, o grande diferencial foi que o aluno não estudou apenas a lei, mas o Direito contratual com instrumentos na prática, com uma análise direta de contratos firmados na produção agroalimentar”.

Ouça no player abaixo entrevista da pesquisadora à Rádio USP.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.