Editora do “Jornal da USP” é uma das mais admiradas jornalistas de Saúde, Ciência e Bem-Estar de 2022

Luiza Caires, editora de Ciências, foi uma das contempladas no II Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, dividindo a quinta colocação com Bárbara Paludeti, do UOL VivaBem

30/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 16/12/2022 as 14:55

A jornalista Luiza Caires, editora de Ciências do Jornal da USP, foi uma das contempladas pelo II Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Ela dividiu a quinta colocação com Bárbara Paludeti (UOL VivaBem). Cláudia Collucci, da Folha de S. Paulo, ficou com a primeira colocação, sendo eleita a +Admirada Jornalista de Saúde de 2022. Em segundo lugar, ficou André Biernath, da BBC News Brasil. Completaram os TOP 5 Carolina Marcelino (CNN) e Adriana Farias (CNN).

Luiza Caires – Foto: Reprodução / Portal dos Jornalistas

Estou muito contente por receber essa premiação que valoriza a comunicação de ciência e saúde, junto a profissionais que eu tanto admiro e que são modelo para mim. Fico especialmente feliz também por estar representando o Jornal da USP, um veículo da Universidade feito com recursos públicos, e que tem entre suas missões mostrar o desenvolvimento das pesquisas”, destaca Luiza Caires.

De acordo com a jornalista, existe, no Jornal da USP, um esforço para se fazer um trabalho com todo rigor técnico, cobrindo as diversas áreas do conhecimento, mas sem perder a essência do jornalismo: conseguir se comunicar com um público abrangente, levando informação qualificada e numa forma atrativa. “Estar entre os premiados só me dá mais força para continuar na luta para fazer um bom trabalho, mostrando a relevância da ciência e da saúde na vida das pessoas.”

Em 2020 e 2021, Luiza Caires esteve entre os mais importantes influenciadores digitais identificados a partir de um estudo do Science Pulse e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD). O projeto analisou a rede de interações no Twitter para indicar as principais vozes dentro da comunidade científica sobre a pandemia de covid-19, incluindo cientistas, instituições e comunicadores de ciência.

CNN, Folha de S. Paulo, UOL, Estadão e… Jornal da USP

A premiação de Luiza Caires é um reconhecimento, pela categoria, da importância de seu trabalho”, afirma o jornalista Luiz Roberto Serrano, coordenador de Conteúdo e Planejamento da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. Ele ressalta que Luiza Caires conquistou o quinto lugar entre jornalistas que escrevem em veículos de grande audiência nacional.

“A colocação de Luiza Caires ressalta o alcance de seu trabalho para o Jornal da USP, mídia virtual universitária, com noticiário diário na área de ciências e afins. São 1,8 milhão de páginas vistas por mês que, somados aos que acessam as mídias sociais da USP, alimentadas pelo jornal, batem 12 milhões de páginas vistas mensais”, aponta Serrano.

Sobre o prêmio

O prêmio é fruto de uma parceria entre os sites Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas com o Hospital Israelita Albert Einstein. Foram premiados jornalistas e veículos de comunicação especializados eleitos em dois turnos de votação. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (30) de forma on-line. O vídeo está disponível abaixo.

A premiação também contemplou jornalistas que atuam nas cinco regiões brasileiras, além de veículos de oito categorias: Agência de Notícias, Canal Digital, Impresso Especializado, Impresso, Podcast, Rádio, Site/Blog e TV − Fantástico.

A lista completa dos premiados está disponível aqui.