Seminário internacional debate a inserção da Palestina na agenda mundial

Evento, que será realizado na USP no dia 6 de dezembro, terá a presença do ex-diretor geral da emissora de televisão árabe Al Jazeera, Wadah Khanfar, e do historiador e escritor palestino Nur Masalha

 01/12/2016 - Publicado há 7 anos
Por
Foto: Divulgação
Os conflitos e as esperanças do povo palestino serão discutidos por especialistas em seminário na USP – Foto: Divulgação

No dia 6 de dezembro, o Centro de Estudos Árabes (CEAr) da USP promoverá o seminário internacional Perspectivas sobre a Palestina em um Oriente Médio em Transformação. Organizam o evento, ao lado do CEAr, o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, o site de notícias britânico Middle East Monitor e a fundação Common Action Forum, sediada na Espanha. No evento, acadêmicos, diplomatas, jornalistas e ativistas de direitos humanos falarão sobre a inserção da Palestina na agenda mundial.

Com o apoio do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o seminário acontecerá no Auditório Nicolau Sevcenko, daquela unidade. Arlene Clemesha, diretora do CEAr e organizadora do evento, disse ao site da Agência de Notícias Brasil-Árabe que “organizar um seminário na USP, com semelhantes parcerias, foi uma forma de trazer a São Paulo, aos nossos alunos e ao público em geral alguns dos grandes debates que têm ocupado as mentes e os esforços de acadêmicos e formadores de opinião no mundo”.

Convite | Foto: Divulgação
Convite | Foto: Divulgação

Participarão do evento o ex-diretor geral da Al Jazeera, Wadah Khanfar, o historiador e escritor palestino Nur Masalha, o diretor geral do site de notícias Middle East Monitor, Daud Abdullah, e os jornalistas Ben White e Ben Piven. Contribuirão ainda com o debate Arlene Clemesha, do CEAr, Soraya Misleh, do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe), Cecília Baeza, professora de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, Pedro Charbel, do Comitê Nacional Palestino do Movimento de Boicote, Desinvestimento e Sanções, e o pesquisador israelense Shajar Goldwaser.

Além de debater a atuação da Palestina em um contexto global, os especialistas devem discutir o papel da sociedade civil na busca pela autodeterminação palestina e as mudanças de paradigmas em busca de uma verdadeira democracia na região. Durante o seminário também será exibido o filme As 18 Fugitivas, de Amer Shomali e Paul Cowan, e apresentada exposição de fotografias da Galeria P21, de Londres, sobre o tema.

O seminário Perspectivas sobre a Palestina em um Oriente Médio em Transformação será realizado no dia 6 de dezembro, a partir das 9 horas, no Auditório Nicolau Sevcenko da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (avenida Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo). Entrada grátis. Inscrições podem ser feitas através deste site ou pelo e-mail perspectivas.palestinas@gmail.com.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.