Chilenos vão às urnas e dizem não à nova Constituição

Num resultado até certo ponto considerado surpreendente, 61% dos votantes rejeitaram o novo texto, que deveria substituir a Constituição de 1980, elaborada durante o governo de Augusto Pinochet

 05/09/2022 - Publicado há 2 anos
As últimas pesquisas apontavam um empate entre rejeição e aprovação da nova Constituição
Logo da Rádio USP
Num resultado que surpreendeu os analistas políticos, 61,2% dos chilenos votantes rejeitaram o novo texto constitucional, elaborado há um ano pela Convenção Constitucional Paritária (77 mulheres e 77 homens). Foram mais de 13 milhões de votantes, numa eleição histórica. A professora e jornalista Ester Rizzi acompanhou o processo no Chile e atribuiu o grande número de eleitores à combinação de inscrição automática no sistema eleitoral e o voto obrigatório. (A multa pelo não comparecimento era de R$ 1 mil).

Ester Rizzi – Foto: Arquivo particular

De acordo com a professora Ester, as últimas pesquisas apontavam um empate entre rejeição e aprovação da nova Constituição. Resta agora ao presidente do país, Gabriel Boric, conduzir politicamente um novo processo, uma vez que 78% dos chilenos deixaram claro, ainda em outubro de 2020, que queriam substituir a Constituição de 1980, elaborada por Augusto Pinochet, por uma nova. Ao que tudo indica, contudo, a Constituição que estava em pauta não era a que desejavam, o que significa que Boric deve tecer acordos para que um novo processo constituinte passe no Congresso, talvez com a eleição de uma nova Convenção Constitucional. Ester diz que o desafio ainda se torna maior pelo fato de o próprio presidente estar sofrendo rejeição em sua popularidade. No entanto, sua tarefa agora será começar do zero.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.