Ministério da Defesa e Itamaraty unem forças

Para Rubens Barbosa, há necessidade na definição de uma agenda convergente de defesa e de segurança entre os dois ministérios

 22/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 14:17

logo_radiousp_790px
.

Palácio Itamaraty, em Brasília - Foto: Wikimedia Commons
Palácio Itamaraty, em Brasília, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – Foto: Wikimedia Commons

Pela primeira vez na história, o Ministério da Defesa e o Itamaraty se unem para tentar coordenar as ações no exterior. O embaixador Rubens Barbosa considera essa uma ação interessante, “porque, no discurso diplomático, quase não há referências aos problemas da defesa”.  Ele entende que é preciso haver uma coordenação entre as duas pastas. Na reunião que consolidou o acordo, foram discutidas questões importantes, como as da segurança da fronteira, a estratégia brasileira no Atlântico Sul e a das exportações. O acordo vem em boa hora, em um momento em que a instabilidade social e política da Venezuela tem feito com que um grande número de refugiados entre pelas fronteiras em território brasileiro.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.